OMS alerta para Covid-19 na Europa, cujo número de casos dobrou em 15 dias

Continente já soma 1 milhão de casos, com 90 mil mortes; com primavera, organização teme fim da quarentena
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O número de casos do novo coronavírus na Europa rompeu a barreira de 1 milhão nesta quinta (16), de acordo com o boletim diário da OMS (Organização Mundial de Saúde), e dobrou em duas semanas. Já são 90 mil mortes no continente e 130 mil no total. 

Entre os países mais atingidos pela pandemia de Covid-19 como Itália, Espanha e França, há sinais de que a curva de contágio começou uma trajetória de declínio. Mas esses ganhos são minimizados diante da incidência de contaminados na Rússia, Ucrânia, Belarus e Reino Unido. 

Para Hans Kluge, diretor regional da OMS na Europa, as próximas semanas serão “críticas” para a região. “Não se iludam, mesmo com as temperaturas de primavera, estamos no meio da tempestade. É imperativo que as pessoas não baixem a guarda”. 

Kluge alerta que os governos devem tomar providências para identificar como flexibilizar as políticas de isolamento, de forma a afetar menos a vida e o trabalho da população. O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, também pediu “extrema cautela” para evitar uma segunda onda de contaminações.

Tags: