O ministro da Defesa da Polônia solicitou que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) adote uma resposta coletiva às recentes incursões de drones russos, conforme reportado pela mídia local na segunda-feira (9). As informações são da agência estatal PAP.
Wladyslaw Kosiniak-Kamysz mencionou que drones russos violaram o espaço aéreo de dois países da aliança militar, Romênia e Letônia, no último fim de semana, o que, segundo ele, reforça a seriedade da situação. Ele informou que os Estados-membros da Otan já estão discutindo uma resposta coordenada a esses incidentes.
Porém, ele também afirmou que ainda não chegaram a uma decisão final sobre o assunto.
Kosiniak-Kamysz afirmou que a Polônia pode responder a drones russos que entrem em seu espaço aéreo, mas, por ser um país pacífico, precisa seguir regras específicas antes de agir.
Ele também ressaltou que a Polônia deve se fortalecer, comprando os melhores sistemas de defesa aérea para estar preparada.
Esses comentários foram feitos após vários casos em que a Polônia enviou caças F-16 para interceptar mísseis e drones russos que invadiram seu espaço aéreo, de acordo com a agência de notícias.