Putin sobreviveu a tentativa de assassinato, diz militar da inteligência ucraniana

Chefe da inteligência militar da Ucrânia fez a revelação a um jornal de seu país, dizendo que evento ocorreu há dois meses

O presidente russo Vladimir Putin sobreviveu a uma tentativa de assassinato há dois meses, incidente que foi mantido em segredo pela Rússia. A revelação foi feita pelo general Kyrylo Budanov, chefe da inteligência militar da Ucrânia, em entrevista ao jornal ucraniano Ukrayinska Pravda.

“Houve uma tentativa de assassinar Putin. Ele foi até atacado, dizem, por representantes do Cáucaso, não muito tempo atrás. Esta é uma informação não pública”, disse Budanov. “[Foi uma] tentativa absolutamente malsucedida, mas realmente aconteceu. Foi cerca de dois meses atrás”.

Presidente russo Vladimir Putin e o general Valery Gerasimov (Foto: Wikimedia Commons)

As alegações do general, que carecem de verificação independente, surgem em meio a uma série de especulações quanto à saúde do presidente russo. Na semana passada, o popular canal de Telegram General SVR afirmou que Putin foi submetido a uma cirurgia para extrair líquido do abdômen.

O procedimento, bem sucedido, teria ocorrido entre os dias 12 e 13 de março. Com Putin forçado a se ausentar brevemente de compromissos com funcionários do governo, imagens gravadas em vídeo teriam sido usadas para dar a ideia de que ele participava das reuniões ao vivo.

Ainda de acordo com o General SVR, supostamente gerido por um ex-agente de inteligência russa, o líder tem um câncer na região abdominal, que o forçará a passar por uma cirurgia importante e exigirá um período mais longo de recuperação. O procedimento deste mês, entretanto, não estaria relacionado à doença.

Outro problema de saúde atribuído a Putin é a Doença de Parkinson, cujos sintomas estariam se manifestando desde 2020. As suspeitas se escoram também em imagens que mostram tremores nas mãos e pernas durante encontros públicos, entre eles um com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

Como estratégia para tentar esconder os tremores, ele é frequentemente visto segurando firmemente um objeto próximo quando filmado. A postura do presidente, com o pescoço encolhido, o rosto avermelhado e o tronco curvado, é outro fator usado como indício para sugerir a doença.

Os mortos de Putin

Desde que assumiu o poder na Rússia, em 1999, o presidente Vladimir Putin esteve envolvido, direta ou indiretamente, ou é forte suspeito de ter relação com inúmeros eventos, que levaram a dezenas de milhares de mortes. A lista de vítimas do líder russo tem soldados, civis, dissidentes e até crianças. E vai aumentar bastante com a guerra que ele provocou na Ucrânia.

Na conta dos mortos de Putin entram a guerra devastadora na região do Cáucaso, ações fatais de suas forças especiais que resultaram em baixas civis até dentro do território russo, a queda suspeita de um avião comercial e, em 2022, a invasão à Ucrânia que colocou o mundo em alerta.

A Referência organizou alguns dos principais incidentes associados ao líder russo. Relembre os casos.

Tags: