Reino Unido promete ajuda militar sem precedentes à Ucrânia

Pacote inclui mais de 1,6 mil mísseis de ataque e defesa aérea, além de mísseis de longo alcance Storm Shadow guiados com precisão

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou durante sua visita à Polônia nesta terça-feira (23) um amplo pacote de ajuda militar à Ucrânia, que representa o maior já concedido ao país. O pacote, no valor de US$ 618,6 milhões, incluirá mais de 1,6 mil mísseis de ataque e de defesa aérea, além de aproximadamente 400 veículos e um grande suprimento de munições, com 4 milhões de cartuchos, segundo informações do governo.

Sunak destacou a importância de defender Kiev contra as “ambições brutais” de Moscou, afirmando que a segurança não apenas do país, mas de toda a Europa, está em jogo. Ele ressaltou que se Vladimir Putin tiver êxito em sua guerra de agressão, isso representará uma ameaça “além das fronteiras” do território polonês.

Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak (Foto: Number 10/Flickr)

O pacote sem precedentes de ajuda militar, que inclui 60 embarcações, canhões marítimos e mais de 1,6 mil mísseis de ataque e defesa aérea, além dos mísseis de cruzeiro guiados Storm Shadows, é destinado a fortalecer a capacidade da Ucrânia de resistir à invasão russa e restaurar a paz e a estabilidade na região, acrescentou Sunak.

Em sua visita a Varsóvia, Sunak também abordará questões de segurança europeia em reuniões com o homólogo polonês, Donald Tusk, e o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg. Sua agenda incluirá ainda uma viagem à Alemanha, onde se encontrará com o chanceler Olaf Scholz.

Tags: