Romenos fazem campanha e doam hospital móvel estilo ‘Mad Max’ à Ucrânia

Campanha visa a reduzir as baixas registradas enquanto os militares são transportados da linha de frente para hospitais

Para tratar de soldados ucranianos feridos no front, cidadãos romenos coletaram doações e transformaram um ônibus em um hospital móvel de campanha. O veículo ganhou um nome simbólico para lembrar um dos milhares de combatentes do país invadido pelas tropas de Vladimir Putin que não irá voltar para casa. As informações são da rede Radio Free Europe.

Batizado de Hospital Móvel Oleg Gubal, em homenagem a um soldado ucraniano morto em novembro, o veículo, envolto em uma resistente armadura, pode salvar até 60 vidas por dia, que é a sua capacidade de transporte, segundo o ativista romeno Radu Hossu, que coordena o projeto. No caso de atendimentos complexos, a capacidade é reduzida para 30.

O ônibus, que ficará posicionado a poucos quilômetros das posições da linha de frente, levará os casos de urgência para áreas seguras. A bordo, estarão médicos e enfermeiras. Para cruzar os perigosos caminhos com segurança, a blindagem é de Kevlar, uma fibra de aramida cinco vezes mais resistente que o aço.

Radu Hossu e o Hospital Móvel Oleg Gubal (Foto: Radu Hossu/Reprodução Facebook)

Antigamente usado no transporte público de residentes em Pila, cidade no norte da Polônia, o veículo revestido de metal, que lembra a estética pós-apocalíptica da franquia cinematográfica cult ‘Mad Max’, é um dos vários financiados por meio de pequenas doações de romenos que buscam ajudar as forças de Kiev contra a invasão russa.

Hossu disse que uma parte significativa das baixas na guerra é de soldados feridos que morreram enquanto eram transportados das trincheiras da linha de frente para os hospitais mais próximos. Entre eles Gubal, um amigo do idealizador, que perdeu a vida justamente dentro de um outro veículo adquirido por meio de crowdfunding da Romênia e que acabou atingido pelo exército invasor, mas não tinha a mesa blindagem.

“Ele morreu na estrada a caminho do hospital mais próximo. Portanto, se este hospital móvel blindado existisse naquela época, ele teria uma chance de sobreviver”, disse Hossu, acrescentando que Gubal era seu “anjo da guarda” nas linhas de frente na Ucrânia.

Hossu, que ficou conhecido na Romênia por levar informações sobre a guerra direto do campo de batalha, passou meses nos territórios ucranianos mais perigosos, onde organizou vários carregamentos de suprimentos para as linhas de frente.

O ativista prometeu honrar a memória de Gubal fazendo o que estiver ao seu alcance para garantir atendimento imediato aos soldados feridos. Ele diz que o ônibus blindado receberá o nome do amigo porque queria “transformar uma tragédia em algo bom”.

“Gubal tinha uma filha pequena e um menino pequeno. De novembro, depois de sua morte, até o último Natal, seu filho escrevia cartas ao Papai Noel pedindo que trouxesse o pai de volta para casa”, lamenta.

O Hospital Móvel Oleg Gubal custou cerca de 130 mil euros (R$ 713,5 mil), pagos integralmente com a doação de romenos, sendo maior parte do dinheiro gasto em equipamentos médicos e blindagem de nível militar. 

A empresa de carros personalizados em Kiev que está trabalhando na adaptação de ônibus e caminhões para veículos de guerra só cobrou os salários dos empregados envolvidos. “O dono tem problemas de saúde que o impedem de lutar, então ele quer ajudar com este projeto como sua contribuição”, conta Hossu.

Fazendo a diferença

A maioria das doações é pequena, segundo Hossu, mas se somaram e ajudarão a construir uma frota de veículos blindados que farão a diferença nas batalhas.

“Falei com um idoso e disse a ele: ‘Por favor, não faça isso, você precisa desse dinheiro'”, conta Hossu. “Ele me disse: ‘Não tire minha chance de ser útil novamente neste mundo'”.

Além do ônibus, está sendo construído um veículo off-road projetado para alcançar posições de linha de frente para buscar feridos para o hospital móvel. O carro de resgate combina um chassi de caminhão de design soviético, uma cabine de caminhão Ford e um compartimento de carga blindado personalizado.

A previsão é de que os veículos blindados deixem Kiev em direção aos combates no leste da Ucrânia no início de maio.

Tags: