Rússia foi responsável por quase 18 mil vítimas civis na Ucrânia, segundo a ONU

Pelo menos 429 crianças estão entre as mortes registradas no conflito iniciado em 24 de fevereiro com a invasão das tropas de Moscou

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas (OHCHR, na sigla em inglês) registrou 17.831 vítimas civis na Ucrânia entre 24 de fevereiro, quando a Rússia deu início à invasão, e 26 de dezembro. Desse total, 6.884 pessoas morreram e 10.947 ficaram feridas. As informações são da revista Newsweek.

“A maioria das baixas civis registradas foi causada pelo uso de armas explosivas com efeitos de ampla área, incluindo bombardeios de artilharia pesada, sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, mísseis e ataques aéreos”, disse o OHCHR em um comunicado.

De acordo com a agência, entre os mortos estão 2.719 homens, 1.832 mulheres e 1.904 adultos cujo sexo não foi identificado. Pelo menos 429 crianças civis estão entre as vítimas fatais, incluindo 175 meninas, 216 meninos e 38 cujo sexo é desconhecido.

Entre os civis mortos na Ucrânia, 429 são crianças (Foto: WikiCommons)

Por conta da subnotificação, os números reais provavelmente são “consideravelmente mais altos”. Isso porque, segundo o OHCHR, as informações de alguns locais onde os combates têm sido intensos não chegaram e há muitos relatórios ainda aguardando serem validados.

As baixas foram mais pesadas na região de Donbass, onde as autodenominadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk foram oficialmente reconhecidas como independentes pelo presidente russo Vladimir Putin antes da invasão à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro. Enquanto Luhansk é totalmente controlada pelos russos desde junho, partes de Donetsk ainda estão sob o poder de Kiev.

A atualização da ONU veio a público no mesmo dia em que o ministro da Saúde ucraniano, Viktor Liashko, disse que “terroristas” militares russos atacaram uma maternidade na cidade de Kherson com bombas, embora nenhuma vítima tenha sido registrada.

Além de alvos civis, cerca de 700 instalações críticas de infraestrutura na Ucrânia, incluindo gasodutos, subestações de energia e pontes, foram danificadas desde a invasão russa, de acordo com Yevhen Yenin, vice-ministro do Interior da Ucrânia.

No total, mais de 35 mil instalações em todo o país foram destruídas como resultado dos ataques russos, disse Yenin na televisão na noite de terça-feira (27).

Tags: