Russo pega 12 anos de prisão por oferecer segredos de Estado à Ucrânia

Vyacheslav Mamukov foi condenado por tentar transferir para o país invadido informações secretas sobre objetos de infraestrutura de transporte, informou a FSB

Sob acusação de traição, a Justiça russa condenou Vyacheslav Mamukov nesta quinta-feira (15) a 12 anos e meio de prisão. Morador de uma região no Extremo Oriente do país, ele foi declarado culpado por tentar vender “segredos de Estado e comerciais relacionados a instalações de infraestrutura de transporte” para os serviços secretos ucranianos. As informações são do jornal independente The Moscow Times.

De acordo com a FSB (Agência de segurança Federal), herdeira da antiga KGB russa, Mamukov teve acesso às informações confidenciais “devido à natureza” de seu trabalho, mas não divulgou qual o cargo que ele ocupava.

A FSB detalhou as ações de Mamukov, que ocorreram de forma online. Ele próprio contatou um representante de um dos serviços especiais da Ucrânia e, em troca de dinheiro, ofereceu-se para transferir dados secretos “que poderiam ser usadas em detrimento da segurança da Rússia“, disse a agência.

Vyacheslav Mamukov já tinha passagem policial (Foto: RIA Novosti/Captura de tela)

A agência de notícias estatal russa Tass mostrou imagens do momento em que o condenado foi preso. O vídeo mostra agentes invadindo um escritório e detendo Mamukov em seu local de trabalho. Não se sabe quando ele foi levado sob custódia.

Segundo o jornal russo Kommersant, Mamukov foi condenado à prisão pelo tribunal regional de Khabarovsk, cidade em que ele vive e distante cerca de 30 km da fronteira chinesa. O 5º Tribunal de Apelações Gerais rejeitou seu recurso. A defesa contestou a duração da sentença, acrescentou o veículo de imprensa. Tudo ocorreu a portas fechadas.

O mesmo tribunal já havia prendido Mamukov em março deste ano por 15 dias, sob acusação de vandalismo, segundo a agência de notícias Sibreal. A decisão judicial argumentou que ele teve comportamento inadequado em lugar público, onde “gritou alto, usando linguagem grosseira e obscena”, bem como “comportou-se de forma agressiva”.

A julgar pela ocorrência deste incidente, Mamukov seria engenheiro da empresa Rzdstroy JSC, que desenvolve projetos de desenvolvimento de infraestrutura ferroviária na Rússia.

Tags: