Suspeita de uso de arma sônica em protestos na Sérvia gera pânico e reações internacionais

Manifestantes relatam quem um som atordoante os atingiu quando protestavam contra o governo de Aleksandar Vucic

Um som estranho e assustador interrompeu um protesto pacífico na capital da Sérvia, Belgrado, gerando pânico entre milhares de manifestantes e levantando suspeitas de uso de armas sônicas pelo governo do presidente Aleksandar Vucic. O episódio ocorreu durante uma manifestação antigoverno no dia 15 de março, marcada por um silêncio de 15 minutos em memória às vítimas de um acidente ferroviário que matou 16 pessoas em Novi Sad, em novembro passado. As informações são da agência Associated Press (AP).

Ivana Ilic Sunderic, uma das participantes do protesto, relatou que o momento de silêncio foi abruptamente interrompido por um som que parecia “rolar” pela multidão. “Foi um som abafado que durou apenas 2-3 segundos, mas muito incomum e assustador, como um som vindo do inferno”, descreveu. Relatos semelhantes de pânico e desorientação foram compartilhados por centenas de outras pessoas que estavam no local.

Presidente sérvio Aleksandar Vucic: governo sob protestos populares (Foto: ΝΕΑ ΔΗΜΟΚΡΑΤΙΑ/Flickr)

De acordo com testemunhas, o som provocou um movimento brusco da multidão em direção às calçadas, em busca de segurança. Saša Cvrkovic, estudante de ciência política de 23 anos, afirmou que o som parecia “um jato que passou como uma espécie de vento”, causando confusão e medo. “Um jovem ao meu lado quebrou a perna”, relatou.

O governo sérvio negou repetidamente o uso de armas sônicas, que são ilegais no país. O ministro do Interior, Ivica Dacic, afirmou que as imagens que mostram o dispositivo montado em um veículo militar retratam apenas “alto-falantes” usados para alertas à multidão em caso de emergência. “A polícia sérvia nunca, incluindo o dia 15 de março, usou nenhum dispositivo ilegal ou não permitido por lei, incluindo o conhecido como canhão de som”, declarou Dacic.

Entretanto, especialistas e organizações de direitos humanos questionam a versão oficial. Thomas Withington, pesquisador do Royal United Services Institute (Rusi), afirmou que os vídeos que circulam sobre o episódio mostram uma reação coletiva consistente com o uso de um dispositivo acústico. Predrag Petrovic, do Centro de Políticas de Segurança de Belgrado, também suspeita do uso de um canhão sônico: “Podemos afirmar com grande probabilidade que alguma arma não convencional foi utilizada”.

A oposição sérvia e grupos de direitos humanos levaram o caso à Corte Europeia de Direitos Humanos e coletaram mais de quatro testemunhos de pessoas que relataram problemas físicos e psicológicos após o protesto. Ao mesmo tempo, o governo de Vucic pediu a investigação do caso por agências dos EUA e da Rússia. No entanto, até o momento, nenhuma resposta foi emitida por essas entidades.

Tags: