Ucrânia sofre com um dos dias mais mortais da guerra contra a Rússia

No dia 7 de março, ataques russos teriam deixado 21 civis mortos e dezenas de feridos, segundo dados divulgados pela ONU

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente em inglês pela ONU News

Ataques na Ucrânia na última sexta-feira (7) teriam deixado 21 civis mortos e dezenas de feridos, tornando-se um dos dias mais mortais deste ano, disse a Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU no país em um comunicado emitido na noite de sábado (8). 

“Com 21 civis mortos, 7 de março foi um dos dias mais mortais para os civis na Ucrânia até agora neste ano”, disse a chefe da missão da ONU, Danielle Bell.

A invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022 matou milhares e deixou milhões desabrigados pela guerra em andamento.

A missão de monitoramento da ONU disse que todas as mortes de civis e 79 dos 81 feridos em 7 de março ocorreram em território controlado pela Ucrânia. No momento, a missão está trabalhando para verificar os números de vítimas de acordo com sua metodologia padrão.

Edifício destruído por ataques de mísseis em Borodianka, na Ucrânia (Foto: Aleksey Filippov/Unicef)
Ataques mortais em Donetsk

A maioria das vítimas ocorreu na região de Donetsk, incluindo a cidade de Dobropillia, onde um ataque russo com múltiplas armas na noite de sexta-feira matou 11 civis e feriu 47, incluindo sete crianças, informou a missão da ONU.

Segundo autoridades locais, os ataques destruíram ou danificaram gravemente pelo menos oito prédios residenciais de cinco andares, um prédio administrativo e um shopping center.

Apenas dois outros dias em 2025 viram tantas pessoas mortas, disse a missão de monitoramento da ONU. Autoridades locais relataram 21 civis mortos em 8 de janeiro e 1º de fevereiro. Para ambas as datas, a missão da ONU conseguiu verificar 19 deles.

Embora o número de vítimas tenha flutuado nos últimos meses, no geral ele continua mais alto do que em 2024.

A missão de monitoramento da ONU disse que divulgará sua atualização mensal sobre a proteção de civis para fevereiro em seu site no dia 11 de março.

Tags: