VÍDEO: Parlamentar ucraniano agride delegado russo com soco durante cúpula na Turquia

A briga ocorreu em meio a um contexto de acusações russas de uma tentativa de assassinato contra o presidente Vladimir Putin

A tensão entre Moscou e Kiev se transferiu do front para a sala de uma conferência internacional. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o parlamentar ucraniano Oleksandr Marikovskyi dando um soco em um representante russo não identificado que arrancou uma bandeira da Ucrânia de suas mãos durante uma cúpula econômica na quinta-feira (4) em Ancara, na Turquia. As informações são da revista Newsweek.

O incidente ocorreu em meio à Assembleia Parlamentar da Cooperação Econômica do Mar Negro (PABSEC, da sigla em inglês), que colocou na mesa na capital turca temas como o desenvolvimento de relações multilaterais e bilaterais nos setores econômico, tecnológico e social.

(Imagem: captura de tela/Reprodução Twitter)

A briga foi rapidamente interrompida por uma equipe de segurança e outros diplomatas. Porém, Marikovskyi levou a batalha para o campo virtual ao postar o vídeo em sua conta no Facebook com a mensagem: “Tire as patas da nossa bandeira, tire as patas da Ucrânia, sujeira russa!” em sua língua nativa, repercutiu o portal Daily Beast.

O registro do desentendimento foi publicado no Twitter pelo correspondente especial do jornal Kyiv Post e conselheiro político Jason Jay Smart.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia atingiu um novo extremo nesta semana, quando Moscou acusou, sem apresentar provas, seu inimigo de tentar assassinar o presidente Vladimir Putin com dois drones apontados para o Kremlin.

Desde então, o episódio gerou uma troca de acusações entre os rivais em guerra, ofensas direcionadas ao líder ucraniano Volodymyr Zelensky e teorias da conspiração que envolvem até Washington.

Kiev não demorou para responder e negar envolvimento. “Não estamos atacando Putin ou Moscou. Estamos lutando em nosso próprio território, defendendo nossas aldeias e cidades”, disse Zelensky ao ser questionado por jornalistas durante visita à Finlândia.

Tags: