YouTube suspende canais de artistas russos que apoiam a guerra da Ucrânia

Cantores sancionados usaram o site para difundir propaganda, levando à exigência de remoção de suas contas por órgão da Lituânia

Na quinta-feira (5), o YouTube suspendeu os canais de vários cantores e artistas russos que expressaram apoio à guerra da Rússia na Ucrânia, em resposta a um pedido da Comissão de Rádio e Televisão da Lituânia (LRTK). As informações são do site The Moscow Times.

As contas dos cantores Yaroslav Dronov, conhecido como Shaman, e Polina Gagarina estavam entre as que foram suspensas. Dronov postou no Telegram: ‘Meu canal do YouTube foi bloqueado porque sou RUSSO'”. Em junho, ambos os artistas foram incluídos no 14º pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia. Dronov foi sancionado por realizar concertos em regiões ocupadas da Ucrânia, enquanto Gagarina foi sancionada por participar de eventos de propaganda patrocinados pelo Estado.

O bloqueio na mais popular plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo aconteceu após a LRTK entrar em contato com representantes do Google e do YouTube, solicitando a remoção imediata das contas oficiais de cantores, atores e apresentadores de televisão russos que foram incluídos na lista de sanções da UE.

Polina Gagarina (Foto: WikiCommons)

A LRTK observou que alguns dos indivíduos sancionados estão usando ativamente o YouTube para se tornarem populares, ganharem dinheiro e usarem suas contas oficiais como plataforma para espalhar propaganda russa. Essas contas têm muitos seguidores, vídeos e visualizações.

A comissão advertiu o YouTube com a possibilidade de aplicação de multas de até 50 mil euros (cerca de R$ 296 mil) ou mais, argumentando que manter artistas pró-guerra na plataforma viola as sanções da União Europeia.

Outros artistas bloqueados são Grigory Leps, Oleg Gazmanov e Yulia Chicherina, Nikolay Rastorguev. Anteriormente, o maior serviço de streaming de música do mundo, o Spotify, também excluiu os perfis desses artistas de sua plataforma.

Tags: