Unicef pode transportar 850 toneladas mensais da vacina de Covid em 2021

Doses, que podem ser armazenadas em geladeiras comuns, serão enviadas para 92 países do consórcio Covax

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) já tem condições de transportar 850 toneladas da vacina de Covid por mês para crianças em todo o mundo. O anúncio ocorreu na última quarta (23).

A diretora da entidade, Henrietta Fore, assinou comunicado no qual anuncia que as doses contra a Covid-19 serão enviadas para 92 países participantes da iniciativa Covax. As informações são do portal ONU News.

O projeto, capitaneado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Aliança de Vacinas Gavi, tem como integrantes nações de renda média e baixa. O Brasil é um deles.

Unicef pode transportar 850 toneladas mensais de vacinas de Covid em 2021
A enfermeira Saraswati Prajapati aplica a vacina contra rubéola em menino no centro de imunização de Kalanki, Nepal, em julho de 2020 (Foto: Unicef/Laxmi Prasad Ngakhusi)

O transporte das vacinas de Covid será feito em aviões de carreira e de carga. Se não for possível fazer a entrega dessa forma, a Unicef vai utilizar voos fretados – alternativa possível em países isolados ou onde o acesso é difícil.

Com a entrega da vacina de Covid, o desafio para os países será armazenar e distribuir a imunização entre as crianças. As vacinas da Covax precisam ser guardadas em geladeira, entre 2°C e 8°C.

A Unicef irá distribuir 70 mil refrigeradores para países de baixa renda, além de disponibilizar um guia de boas práticas de logística para as autoridades de saúde que receberão as doses.

Tags: