Atribuído a Israel, ataque a prédio consular do Irã em Damasco mata general

Ataque aéreo destruiu uma seção da embaixada iraniana, matando um importante conselheiro militar e várias outras pessoas

Um ataque aéreo coordenado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) atingiu a seção consular da embaixada do Irã na Síria, resultando na morte de um comandante militar iraniano de alto escalão e várias outras pessoas, conforme relatado pela mídia estatal síria nesta segunda-feira (1º). As informações são da agência Associated Press.

O ataque ao prédio do consulado iraniano sinaliza uma possível escalada das operações militares do Estado judeu contra autoridades militares e aliados de Teerã em território sírio. Essas ações têm ganhado força desde o início do conflito com o Hamas em Gaza, no dia 7 de outubro de 2023.

Israel, conhecido por sua política de não comentar publicamente sobre ataques desse tipo, não emitiu declarações em resposta aos relatos da mídia síria.

A emissora estatal iraniana Al-Alam, e a rede de televisão pan-árabe Al-Mayadeen, que possui correspondentes na Síria, relataram que o ataque resultou na morte de um conselheiro militar iraniano, general Ali Reza Zahdi. Zahdi foi identificado como o líder da Força Quds, uma unidade de elite da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, responsável pelas operações especiais no exterior e pelo apoio a grupos aliados em outros países.

Vista aérea de Damasco, capital síria (Foto: WikiCommons)

O embaixador iraniano, Hossein Akbari, condenou veementemente Israel e afirmou que até sete pessoas perderam suas vidas no ataque, enquanto equipes de resgate continuavam as buscas por possíveis vítimas sob os escombros. Akbari também informou que dois policiais que guardavam o prédio ficaram feridos.

Prometendo retaliação, Akbari declarou que o Irã responderá ao ataque “com a mesma intensidade e firmeza”.

Após se reunir com o embaixador iraniano, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad, informou à imprensa local que “várias” pessoas foram mortas no ataque. Durante uma ligação telefônica com seu homólogo iraniano, Hossein Amirabdollahian, Mekdad condenou veementemente Israel pela ação.

A emissora estatal iraniana relatou que a residência do embaixador iraniano estava localizada no prédio consular, adjacente à embaixada.

Segundo a agência de notícias estatal SANA, citando uma fonte militar não identificada, o edifício no bairro fortemente vigiado de Mazzeh foi completamente destruído.

Nos últimos anos, Israel conduziu centenas de ataques contra alvos em áreas da Síria controladas pelo governo.

Escalada

Nos últimos meses, os ataques aéreos das IDF aumentaram, alimentados tanto pela guerra entre Israel e o Hamas quanto pelos confrontos contínuos entre o Estado judeu e o Hezbollah na fronteira com o Líbano.

Israel, embora raramente reconheça suas ações na Síria, afirmou que mira bases de grupos militantes aliados do Irã, como o Hezbollah libanês, que enviou milhares de combatentes para apoiar o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Recentemente, ataques aéreos israelenses atingiram Damasco, resultando na morte de importantes conselheiros militares iranianos, incluindo Seyed Razi Mousavi em dezembro e pelo menos cinco outros em janeiro. Na semana passada, novos ataques na província de Deir el-Zour, leste da Síria, perto da fronteira com o Iraque, também causaram baixas entre os conselheiros iranianos.

Tags: