Dez militantes do Taleban são mortos e 12 ficam feridos em operação no Afeganistão

Mortes ocorreram durante operação das forças de segurança nacionais, em meio à retirada das tropas da Otan e dos EUA

Dez militantes do Taleban morreram e outros 12 ficaram feridos nesta terça (29) na província de Wardak, no Afeganistão. As informações são do portal MenaFN.

As mortes ocorreram durante operação das Forças de Defesa e Segurança Nacional Afegãs, apoiadas pela Força Aérea Afegã, comunicou o Ministério da Defesa do país.

Exército do Afeganistão em operação contra o Taleban em maio de 2021 (Foto: Reprodução/Twitter/Ministry of Defense Afghanistan)

A ação militar, que visava à localização da presença do Taleban em três diferentes regiões da capital provincial Maidan Shar, resultou na destruição de armas e munições. Já na província de Parwan, segundo a agência de notícias Xinhua, as Forças de Defesa, com apoio de forças locais, evacuou talibãs do distrito de Shinwar.

O relatório do Ministério de Defesa acrescentou que “as forças de segurança estavam envolvidas em uma operação para retomar o controle do distrito de Seiagerd, em Parwan”.

Forças do Afeganistão e militantes do Taleban têm permanecido em conflito desde que as tropas dos EUA começaram a se retirar do país em 1º de maio, num processo que se encerrará em 11 de setembro de maneira apenas simbólica. A evacuação deve ser concluída de fato bem antes do prazo estabelecido pelo presidente Joe Biden. Possivelmente em julho. 

Tags: