Irã realiza ataque noturno com mais de dez mísseis e atinge base dos Estados Unidos no Catar

Donald Trump ressalta aviso prévio de Teerã e afirma que ofensiva não deixou feridos entre os militares americanos

Em mais uma escalada de tensões no Oriente Médio, o Irã disparou ao menos 14 mísseis contra uma base militar dos Estados Unidos no Catar na noite desta segunda-feira (23), pelo horário local. As Forças Armadas catarianas relataram que 18 projéteis foram interceptados, enquanto outro conseguiu atingir as instalações americanas sem causar maiores danos. Já o governo norte-americano relatou um número menor de disparos, segundo informações da agência Associated Press (AP).

O ataque ocorreu em duas fases, segundo o Catar. No primeiro momento, sete mísseis foram lançados do território iraniano e foram totalmente neutralizados sobre o Golfo Pérsico, informou o major-general Shayeq Al Hajri, porta-voz das Forças Armadas catarianas. Pouco depois, outros 12 mísseis foram disparados, segundo ele. Destes, 11 foram derrubados pelas defesas aéreas catarianas, mas um conseguiu atravessar as barreiras de proteção e impactou a base americana.

Míssil balístico exibido em desfile de comemoração da Semana da Sagrada Defesa, que lembra a guerra entre Irã e Iraque, Teerã, 2019 (Foto: WikiCommons)

A extensão dos danos provocados pelo impacto ainda é avaliada. Até o momento, não há registro de vítimas entre os militares americanos ou o pessoal da base. A ofensiva iraniana foi interpretada como uma possível retaliação aos recentes ataques dos EUA a instalações nucleares iranianas.

O número de mísseis disparados diverge da contagem feita pelo presidente norte-americano Donald Trump. Segundo ele, foram 14 projéteis, com 13 interceptados e apenas um ignorado pela defesa por não representar risco. Ele também destacou que o Irã comunicou antecipadamente a ofensiva, evitando assim danos maiores e vítimas.

“Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, escreveu ele em sua rede social, acrescentando que que espera que o ataque encerre a sequência de retaliações entre os dois países. “O mais importante é que eles tiraram tudo do seu ‘sistema’ e, com sorte, não haverá mais ÓDIO.”

Já um alerta de ataque contra outra base americana, esta no Iraque, se revelou um engano. Um oficial militar dos Estados Unidos, sob anonimato, afirmou que destroços de um míssil iraniano com destino a Israel ativaram um alerta de ataque à base de Ain al-Assad, que abriga tropas americanas no oeste iraquiano, mas não foi um ataque.

Tags: