Rússia recomenda 37 músicas “patrióticas” para aulas de música nas escolas

Iniciativa faz parte de esforço do governo para promover educação patriótica; críticos denunciam doutrinação infantil

O Ministério da Educação da Rússia divulgou na quinta-feira (28) uma lista de 37 músicas consideradas “patrióticas” e recomendadas para uso em aulas de música nas escolas. Segundo a pasta, as escolas têm liberdade para decidir se incorporam ou não as obras.

Selecionadas por um painel de figuras culturais, incluindo o maestro Valery Gergiev e o cantor de ópera Ildar Abdrazakov, as canções foram descritas como capazes de “promover o patriotismo e os valores espirituais e morais entre os estudantes”.

Coral escolar russo (Foto: WikiCommons)

A lista inclui 17 músicas de guerra, como ‘Soldiers Are Coming‘, e outras 20, como ‘Red Sun‘ e ‘My Moscow‘. O repertório mistura clássicos soviéticos, como ‘Victory Day‘, de David Tukhmanov, e faixas contemporâneas de artistas pró-guerra, como Shaman, Oleg Gazmanov, a banda Lyube e o parlamentar Denis Maidanov.

Shaman, Gazmanov e Maidanov participaram de visitas a escolas no início do ano para colaborar na seleção das músicas. A lista passará a ser aplicada nas salas de aula a partir do próximo mês, com o início do ano letivo.

A iniciativa integra uma estratégia mais ampla do governo para reforçar a educação “patriótica” e consolidar apoio à invasão da Ucrânia. Críticos afirmam que o projeto tem caráter de doutrinação, direcionando crianças a aderirem a uma visão política específica.

Tags: