África

Ferrovia construída por empresa chinesa ameaça habitat de chimpanzés em extinção

Consórcio chinês está abrindo túneis irregulares dentro do habitat do chimpanzé-ocidental, espécie que está desaparecendo da natureza selvagem

Um consórcio chinês responsável pela construção de uma mina na Guiné começou a construir um túnel ferroviário em uma área que é o habitat natural do chimpanzé-ocidental, animal em risco de extinção. A obra não possui plano para gerenciar o impacto sobre os animais, de acordo com a agência Reuters.

A mina de minério de ferro está em andamento nas montanhas Simandou, que estão entre as maiores reservas desse elemento no mundo. A mineradora anglo-australiana Grupo Rio Tinto tem permissão para extrair em uma parte adjacente do depósito. E, como parte da logística, planeja exportar o minério através da ferrovia e do porto, cujas construções ficam a cargo do consórcio Winning Consortium Simandou (WCS).

A construtora contratada pela WCS para executar a obra da ferrovia, a China Railway 18 Bureau Group Co Ltd, declarou no dia 7 de junho, em seu website, que um poço foi explodido na encosta em 29 de maio, semanas antes de as autoridades guineenses se reunirem para avaliar o impacto ambiental e social na região.

(Foto: Diego Delso, delso.photo/Divulgação)

A ata da reunião indica que os fiscais guineenses não interromperam a explosão, mas solicitaram revisões da avaliação – incluindo um plano de gestão para chimpanzés. Para todo tipo de projeto que gere impacto ao meio ambiente, com base no código ambiental do país, as autoridades exigem que as avaliações sejam concluídas e aprovadas antes do tempo.

Responsáveis em silêncio

Guiné é o lar de quase dois terços dos 52,8 mil chimpanzés-ocidentais selvagens restantes no mundo. De acordo com uma análise de imagens de satélite fornecidas pela empresa Planet Labs, extensos trabalhos em túneis estão em andamento há vários meses.

Depois de questionada, a China Railway Group removeu do seu website a declaração mencionando a explosão. Já o WCS afirma que nenhuma explosão ocorreu antes de as licenças necessárias serem recebidas ou de a avaliação ambiental ter sido aprovada.

Simandou tem uma estimativa de 8 bilhões de toneladas de reservas de minério de ferro de alta qualidade. O local é tido como fundamental para as ambições das empresas chinesas que procuram se desabituar da exploração da commoditie australiana, devido a uma guerra comercial travada entre os dois países.

Por que isso importa?

Segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) em 2016, entre 1990 e 2014 a população de chimpanzés-ocidentais diminuiu 80%. Tal percentual indica que a espécie está em vias de extinção na natureza.