Nigéria anuncia a libertação de três grandes grupos de crianças sequestradas

Libertação gerou a especulação entre os nigerianos de que parente das crianças haviam pagado o valor do resgate pedido pelos raptores

Autoridades na região norte da Nigéria anunciaram que três grandes grupos de crianças foram libertadas depois de passarem dias sob o poder de sequestradores. As informações são da rede Voice of America (VOA).

A libertação gerou a especulação entre os nigerianos de que parente das crianças haviam pagado o valor do resgate pedido pelos raptores, algo que se tornou comum no país. As autoridades não confirmaram nem negaram a informação.

Nigéria anuncia a libertação de três grandes grupos de crianças sequestradas
Crianças da Escola Islâmica Primária Janbulo, no Estado nigeriano de Jigawa, em 2016 (Foto: GPE/Flickr)

Entre as crianças libertadas está um grupo de 90 alunos que passaram três meses em cativeiro no Estado de Zamfara, além de outros 15 estudantes mais velhos libertados horas depois na mesma localidade.

Um terceiro grupo de reféns foi solto no Estado de Kaduna. São 32 alunos tirados da escola Bethel Baptist no início de julho, cuja negociação de liberdade foi comandada pelo reverendo Joseph Hayab.

Pagamento proibido

Um projeto de lei que vem sendo discutido na Nigéria quer proibir a população civil de pagar resgates em dinheiro pela libertação de vítimas de sequestro em massa. Se aprovado, o dispositivo criminalizaria o pagamento pela soltura com até 15 anos de prisão.

A medida vem na esteira da série de sequestros em escolas do norte e nordeste do país. Segundo os legisladores, a normativa legal serviria para desencorajar os sequestros, cuja finalidade principal é arrecadar dinheiro para milícias armadas.

watchdog ICC (Preocupação Cristã Internacional, da sigla em inglês) critica a proposta. “Ela erra o alvo, já que o problema fundamental em jogo é a falta de medidas de segurança eficazes e de aplicação da lei, e não pais desesperados tentando resgatar seus filhos”, diz a entidade, de acordo com a rádio nigeriana CHVN.

Por que isso importa?

Sequestros em massa ocorrem com frequência na Nigéria. Mais de mil estudantes foram sequestrados no norte e noroeste do país desde dezembro de 2020, quando esse tipo de crime começou a aumentar drasticamente.

As autoridades acreditam que os sequestros na região, antes atrelados à milícia jihadista Boko Haram, agora são quase sempre coordenados por ex-criadores de gado que querem dinheiro pela devolução das vítimas. Os criminosos costumam usar motocicletas e se movimentar em grandes grupos pelas florestas da região, dificultando a ação da polícia.

Tags: