ONU condena ataque a igreja católica que matou pelo menos 50 na Nigéria

Homens armados invadiram o local e espalharam dinamites, provocando explosões. Há crianças entre as vítimas do ataque

O Sistema das Nações Unidas na Nigéria, que coordena o trabalho das agências da organização no país, condenou o ataque a uma igreja católica que matou pelo menos 50 pessoas no domingo (5).

Homens armados invadiram a Igreja São Francisco, em Owo, no sudoeste da Nigéria, na hora da missa, às 11h30 da manhã, horário local. Os criminosos espalharam dinamite pelo templo, provocando explosões. Várias vítimas são crianças.

Igreja cristã queimada no Estado de Borno, Nigéria, 30 de dezembro de 2021 (Foto: reprodução/Twitter)

Sobreviventes contaram que as pessoas que tentaram escapar da matança, se escondendo embaixo dos bancos da igreja, foram baleados nas pernas. Muitos fiéis ficaram feridos. A missa marcava o domingo de Pentecoste.

O chefe do Sistema ONU na Nigéria, Matthias Schmale, condenou veementemente o ataque e enviou condolências às famílias das vítimas. Ele pediu que os responsáveis sejam levados à justiça.

Este é um dos vários ataques que ocorrem na Nigéria contra igrejas cristãs. Na véspera do Natal de 2020, o grupo terrorista islâmico Boko Haram invadiu um vilarejo no nordeste do país e ateou fogo à igreja local, no Estado de Borno. Na mesma região, uma igreja foi queimada pelo ISWAP (Estado Islâmico da África Ocidental) no final de 2021.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: