Agência da ONU para o turismo diz que setor deve seguir crescendo nas Américas

Na América do Sul, Brasil segue no topo da procura por viagens, com Florianópolis no alto do ranking de destinos no ano passado

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente pela ONU News

A Organização Internacional do Turismo (OIT) divulgou a terceira parte de uma série de relatórios sobre as atividades do setor nas Américas.

O levantamento, em parceria com a empresa de tecnologia Amadeus Navigator 360, analisa o movimento de chegadas para os meses de setembro e dezembro deste ano.

Período de férias e regiões de sol e praia

A expectativa da agência da ONU é de o setor continuar crescendo apesar de desafios econômicos. Os destinos mais procurados são Estados Unidos, Canadá e México. A subida no número de entradas foi de 13% nesse período, levemente acima do crescimento da América Central que registrou 12%.

Vista do Morro da Cruz, em Florianópolis (Foto: Oscar Fava/WikiCommons)

A maior parte dos viajantes procura destinos com sol. A alta demanda por regiões de praia durante o período de férias permanece. As buscas para o México cresceram 19%. Já na América do Sul, o Chile lidera a lista dos mais procurados com 29%, seguido por Colômbia, 27%, e Peru, com 24% de aumento no turismo.

O levantamento da agência também rastreia a origem dos viajantes. A América do Norte recebe mais pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido e do Brasil. A maioria dessas visitas é para a cidade de Nova York.

Curação tem crescimento mais alto entre turistas sul-americanos

Costa Rica e Panamá aparecem como os preferidos da América Central seguidos por El Salvador, que teve um aumento de 25% no número de chegadas este ano.

No Caribe, Porto Rico passou ao segundo lugar atrás somente da República Dominicana. Curaçao detém o crescimento mais alto em interesse de turistas sul-americanos.

E na América do Sul, o Brasil segue no topo da procura por viagens. Em 2023, uma surpresa: a cidade de Florianópolis, no sul do país, passou a destino número 1 no crescimento de turistas.

Chineses retornam à região após pandemia de Covid-19

Com o fim da pandemia de Covid-19, viajantes chineses voltaram a colocar as Américas em seus planos de férias assim que as restrições de viagens foram suspensas.

Houve um crescimento de 53% no número de turistas da China se comparado ao movimento de 2023.

O Japão também cresceu 40% em número de visitantes nas América

Tags: