China e Estados Unidos precisam de parceria, não conflito, afirma Xi

Xi Jinping e Antony Blinken reuniram-se em Beijing, onde o líder chinês expressou o desejo de que Washington veja positivamente o desenvolvimento chinês

O presidente chinês, Xi Jinping, manifestou nesta sexta-feira (26) o desejo de que a China e os Estados Unidos sejam parceiros em vez de rivais, conforme relatado pela mídia estatal. As informações são da agência Al Jazeera.

Durante seu encontro com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Beijing, Xi falou sobre o contentamento de Beijing com a perspectiva de um Estados Unidos “confiante, aberto e próspero”. Ele também manifestou o desejo de que Washington possa adotar uma visão positiva em relação ao desenvolvimento chinês, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

Encontro entre o presidente Xi Jinping e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ocorreu na segunda-feira em Beijing (Foto: Embaixada da China no Brasil/Reprodução Twitter)

O líder destacou a importância dessa abordagem, comparando-a ao conserto do primeiro botão de uma camisa, fundamental para a estabilização, melhoria e avanço das relações China-EUA.

Ele também enfatizou a importância de os dois países não serem rivais, mas sim cooperarem para alcançar o sucesso mútuo, evitando prejudicar um ao outro.

“Devemos buscar áreas de concordância e resolver diferenças, em vez de nos envolvermos em uma competição acirrada, e devemos honrar nossas palavras com ações, em vez de falar uma coisa e fazer outra”, afirmou.

Xi Jinping reiterou sua proposta de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação de benefício mútuo como os três princípios fundamentais. Ele salientou que já expressou repetidamente que o mundo é grande o suficiente para permitir o desenvolvimento e a prosperidade tanto da China quanto dos Estados Unidos.

“Contudo, ainda há questões a serem resolvidas que exigem esforços adicionais. Sua visita desta vez foi acordada entre o presidente (Joe) Biden e eu durante nossa conversa telefônica há várias semanas. Espero que você a considere produtiva”, concluiu Xi Jinping.

Blinken está na China para uma visita de três dias, sua segunda em menos de um ano. Ele se reuniu com com seu homólogo Wang Yi e outras autoridades. Biden e Xi se encontraram em novembro, buscando melhorar a comunicação entre militares para evitar conflitos. Dia após o encontro, o chefe da Casa Branca declarou que seu homólogo é um “ditador”.

Tags: