Os cidadãos dos Estados Unidos têm uma visão diametralmente antagônica a respeito da Alemanha e da Rússia. Cerca de 69% dos norte-americanos veem nos germânicos aliados e 66% veem o Kremlin como inimigo.
A conclusão é da pesquisa conduzida pela “The Economist” e pelo YouGov, divulgada no último dia 27.
O estudo revela que a coloração ideológica não é determinante na visão sobre os dois países. Tanto republicanos (67%) quanto democratas (78%) veem a Rússia com hostilidade, além de 63% dos independentes.
Em contraste, a boa reputação da Alemanha no país também ocorre entre eleitores com princípios políticos diferentes. Entre os republicanos, 73% veem Berlim com simpatia, o que também ocorre com 72% dos democratas e 71% dos independentes.
Hoje, Alemanha e Rússia estão ligadas por um megagasoduto que cruza a Europa até a Sibéria. Dali vem 40% do gás natural consumido pelos alemães. Parte já foi entregue em 2011 e o restante tem previsão de conclusão para este ano.
Depois do envenenamento do principal líder da oposição da Rússia, Alexei Navalny, no dia 20 de agosto, e sua posterior transferência a Berlim, as lideranças alemães pressionam a premiê, Angela Merkel, para impor sanções ao Kremlin.
A chanceler alemã, que não concorrerá a um novo mandato nas eleições no próximo ano, não se manifestou.