Coreia do Norte lança mísseis balísticos um dia após Takaichi assumir como primeira-ministra

Pyongyang testou mísseis de curto alcance logo após Sanae Takaichi assumir o cargo de primeira-ministra do Japão, enquanto Japão, EUA e Coreia do Sul monitoram de perto

A Coreia do Norte realizou lançamentos de mísseis balísticos de curto alcance nesta quarta-feira (22), um dia após Sanae Takaichi assumir o cargo de primeira-ministra do Japão. Segundo informações do exército da Coreia do Sul, os projéteis voaram cerca de 350 km em direção ao nordeste, partindo da província de Hwanghae do Norte. As informações são do The Japan Times.

Takaichi informou que Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul estão coordenando estreitamente o monitoramento dos lançamentos, incluindo o compartilhamento de dados em tempo real. Não há indícios de que os mísseis tenham caído em águas territoriais japonesas ou na zona econômica exclusiva do país.

Desfile militar exibe míssil balístico da Coreia do Norte (Foto: WikiCommons)

Este lançamento marca o primeiro teste de mísseis da Coreia do Norte desde que o presidente sul-coreano Lee Jae Myung assumiu o cargo, em junho, e antecede a cúpula do fórum APEC, em Gyeongju, na Coreia do Sul, que ocorrerá de 31 de outubro a 1º de novembro.

Especialistas destacam a importância da cooperação trilateral entre Japão, EUA e Coreia do Sul, especialmente diante de preocupações sobre as políticas mais duras de Takaichi, que busca tranquilizar Seul sobre a continuidade das relações bilaterais.

Tags: