Índia reabre embaixada em Cabul após 4 anos e reforça relações com o Taleban

Reabertura marca o primeiro compromisso diplomático de alto nível da Índia com o governo insurgente desde 2021, incluindo doações humanitárias e acordos de cooperação

A Índia anunciou que vai elevar sua missão técnica em Cabul a uma embaixada de pleno direito, marcando o primeiro engajamento diplomático de alto nível com o governo talibã desde a tomada de poder em 2021. A medida reafirma o compromisso de Nova Déli com a soberania e o desenvolvimento do Afeganistão. As informações são da Al Jazeera.

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, entregou uma chave simbólica ao seu homônimo afegão, Amir Khan Muttaqi, durante a doação de ambulâncias.

“Uma cooperação mais estreita entre nós contribui para o desenvolvimento nacional, bem como para a estabilidade regional”, disse Jaishankar em coletiva de imprensa conjunta.

Doação de ambulâncias (Foto: Dr. S. Jaishankar/Reprodução X)

Jaishankar destacou que a Índia está totalmente comprometida com a soberania e integridade territorial do Afeganistão, agradecendo a Muttaqi pelo convite a empresas indianas para explorar oportunidades de mineração no país. Ele publicou imagens do encontro com Muttaqi em sua conta no X.

A embaixada da Índia em Cabul havia sido fechada em 2021 após a retirada das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lideradas pelos EUA. Entre 1996 e 2001, durante o primeiro governo do Taleban, a Índia não manteve relações diplomáticas e apoiou a Aliança do Norte. Após a queda do grupo insurgente em 2001, a embaixada foi reaberta e a Índia investiu mais de US$ 3 bilhões em infraestrutura, saúde, educação e projetos de água.

A coletiva de imprensa foi marcada por restrições à imprensa, provavelmente solicitadas pelo talibã, que desde que retomou o poder reprime direitos das mulheres e meninas. Além disso, líderes talibãs, incluindo Muttaqi, estão sob sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) por abusos de direitos humanos.

Reações internacionais

Embora diversos países mantenham embaixadas em Cabul, somente a Rússia reconhece formalmente o governo do Talibã. Índia, China, Irã, Paquistão, Turquia e outros têm relações diplomáticas limitadas. Recentemente, o Formato de Moscou reafirmou apoio à independência e unidade do Afeganistão, rejeitando qualquer retorno da presença militar dos EUA.

Tags: