Oito soldados afegãos mortos em conflito de fronteira, afirma Paquistão

A mais recente onda de confrontos começou no sábado, quando as forças do Taleban tentaram construir um posto avançado de segurança, conforme informações de fontes de segurança

No domingo (8), o Paquistão informou que pelo menos oito soldados afegãos morreram durante o mais recente confronto na fronteira entre os dois países. As informações são do Tribune.

De acordo com a televisão estatal paquistanesa, que citou fontes de segurança não identificadas, as tropas paquistanesas reagiram de forma “adequada” aos alegados ataques e disparos dos guardas de fronteira afegãos, o que resultou em vítimas.

Fontes do Paquistão relataram que oito soldados afegãos, incluindo dois “comandantes”, foram mortos em novos confrontos que começaram quando forças do Taleban tentaram estabelecer um posto avançado de segurança ao longo de uma fronteira porosa, que tem sido um ponto de discórdia entre os dois países há muito tempo.

Soldados paquistaneses em ação contra o avanço de militantes extremistas, sem data ou local especificado (Foto: Pakistan Army)

Um porta-voz do Ministério da Informação do Afeganistão informou à Anadolu que ainda não possui detalhes sobre os confrontos.

“Só poderei fornecer uma resposta após reunir informações precisas sobre o ocorrido”, acrescentou.

Não houve declarações oficiais da seção de mídia do Exército do Paquistão até o momento.

O recente conflito entre a província de Khost, no sudeste do Afeganistão, e o distrito adjacente de Kurram, no Paquistão, teria resultado em várias mortes de ambos os lados.

Paquistão e Afeganistão compartilham uma fronteira de 2.640 quilômetros, com 18 pontos de passagem. As mais usadas são Torkham e Chaman, que frequentemente ficam fechadas devido a disputas fronteiriças.

O Afeganistão não reconhece a fronteira conhecida como Linha Durand, estabelecida em 1893 por um acordo entre a Índia colonial britânica e Abdur Rahman Khan, então governante do Afeganistão.

Tags: