Ásia e Pacífico

ONU: Com menos de 50 casos, Timor Leste é case de sucesso contra Covid-19

OMS elogiou nação lusófona, no sudeste asiático, pelo enfrentamento imediato ao vírus; país não registrou mortes

Material publicado originalmente na agência de notícias da ONU (Organização das Nações Unidas)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) elogiou o Timor Leste por seu enfrentamento à pandemia. Com 1,2 milhão de habitantes, o país lusófono do sudeste asiático conta com 49 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência do vírus.

“É um feito notável”, disse o responsável pelo planejamento e gestão de programas da OMS no país, Luís dos Reis. “Ainda há muito trabalho para fazer a fim de garantirmos que os números não saiam deste patamar”.

ONU: Com menos de 50 casos, Timor Leste é case de sucesso em combate à Covid-19
Soldado da ONU em assistência a famílias do Timor Leste (Foto: UN Photo/Martine Perret)

Parceria 

Para Reis, o Timor Leste ensinou uma humilde lição de solidariedade. “A abordagem e envolvimento de todos no governo, em parcerias com grupos religiosos e da sociedade civil, tem sido um grande exemplo”, apontou.

Agora duas áreas demandam atenção: primeiro, a capacidade do país em tratar casos graves e críticos – ainda não devidamente testada.

Outro aspecto é o reforço à vigilância para assegurar a detecção de qualquer sinal de propagação o mais cedo possível. “Só assim tomaremos as medidas adequadas”, disse Reis.

O Timor Leste integra a iniciativa Covax, gerenciado pela farmacêutica Gavi e OMS. A iniciativa deve apoiar a vacinação em mais de 90 economias de baixa e média rendas.  

O país seguir a orientação da agência para criar uma força-tarefa interministeral no combate à Covid-19. O vice-ministro da saúde preside a comissão. “Estamos cientes de que temos o dever de cuidar de todos esses grupos de pessoas”, disse Reis.