O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (23) acreditar que o presidente da China, Xi Jinping, pode ter um papel decisivo para convencer o líder russo, Vladimir Putin, a encerrar a guerra na Ucrânia. As declarações foram feitas antes do encontro entre Trump e Xi, previsto para a próxima semana na Coreia do Sul. As informações são do India Today.
“Sim, acredito. Acho que ele pode ter uma grande influência sobre Putin… E certamente falaremos sobre Rússia e Ucrânia”, disse Trump a repórteres no Salão Oval, ao ser questionado sobre a possibilidade de Xi convencer Putin a interromper o conflito.

Durante a viagem à Ásia, o presidente norte-americano também fará paradas na Malásia e no Japão. “Na Coreia do Sul, me encontrarei com o presidente Xi Jinping, da China. Podemos resolver muitas das nossas questões, dúvidas e nossos enormes trunfos juntos”, declarou Trump.
O republicano ressaltou ainda que mantém um “relacionamento muito bom” com Xi e adiantou que a reunião entre ambos será “bastante longa”.
A expectativa é que o encontro ocorra em meio a tensões globais crescentes e à busca de um novo equilíbrio diplomático entre Washington, Beijing e Moscou. Observadores internacionais destacam que a aproximação entre Estados Unidos e China pode ser determinante para o futuro da guerra na Ucrânia, que já ultrapassa três anos de duração.