O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, afirmou nesta segunda (25) que a Irlanda não registrou novas mortes causadas pelo novo coronavírus pela primeira vez desde o dia 21 de março. As informações são do jornal The Irish Times.
Varadkar caracterizou a situação como um “marco significativo”. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgados nesta terça (26), o país registrou 24,6 mil casos confirmados do vírus e 1,6 mil mortes.
O médico-chefe do Estado, Tony Holohan, afirmou que o número decrescente de casos e de mortes relatadas na semana passada mostra que o país suprimiu a Covid-19 em seu território.

No entanto, o médico afirmou que podem haver mortes não relatadas devido a atrasos na notificação dos óbitos. Holohan também alertou contra abertura antecipada e relaxamento nas medidas de contenção do vírus.
Uma das medidas impostas no país é o de distanciamento social de pelo menos dois metros. No entanto, ministros, de forma privada, e políticos da oposição pedem que o distanciamento seja reduzido para permitir a retomada das atividades.
Holohan afirmou que a equipe de saúde do governo manteve a medida em constante revisão, mas que considera que dois metros é uma medida razoável devido a atual situação.
Significant milestone today. First day with no reported #CoVid19 deaths since March 21st. This is a day of hope. We will prevail.
— Leo Varadkar (@LeoVaradkar) May 25, 2020