Singapura, modelo na contenção de Covid-19, vive surto e bate 10 mil casos

Aumento teria origem em dormitórios com trabalhadores estrangeiros de baixa remuneração, segundo governo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email


Singapura passou a cifra de 10 mil infectados pelo novo coronavírus após notificação de 1.016 ocorrências nesta quarta (22), informou a agência de notícias japonesa Kyodo News, com informações do ministério da Saúde local.

A escalada no número de casos estaria vinculada a um aumento na contaminação entre imigrantes de baixa remuneração instalados em dormitórios “altamente populosos”, segundo o ministério. Dos casos registrados nesta quarta, apenas 15 seriam de cidadãos do país.

Mesmo com política rigorosa de confinamento, considerada modelo no início da pandemia, a cidade-estado no sudeste asiático, que tem 5,7 milhões de habitantes, vive segunda onda com aumento brusco no número de contaminados.

Singapura tem aumento brusco no número de casos de novo coronavírus
Dakota Crescent, um dos mais antigos blocos residenciais em Singapura, hoje habitado por aposentados e famílias de baixa renda (Foto: Creative Commons)

Nesta segunda, foram registrados 1.426 casos. Na terça, 1.111, elevando o número de ocorrências de Covid-19 para 10.141, segundo a Kyodo News. Desde o último domingo, Singapura assumiu a dianteira no número de doentes entre as nações do sudeste asiático, mas apenas 11 morreram.

Nesta terça, o ministro da Saúde Gan Kim Yong atribuiu o aumento de casos a uma estratégia “agressiva” do governo para testar trabalhadores de baixa remuneração. Há 200 mil desses profissionais, proibidos a partir desta quarta de trabalhar, distribuídos por 43 dormitórios na cidade-estado.

O governo local já anunciou que estenderá as medidas de confinamento, cuja flexibilização estava prevista para 4 de maio, até 1 de junho. Serão adotadas políticas que incluem pesadas multas para quem não respeita o distanciamento mínimo de um metro no supermercado ou sai da casa sem máscara.

Singapura surto coronavírus
Onde fica Singapura (Foto: Reprodução/Google Maps)

Tags: