Unesco cria site com monitoramento de escolas fechadas pelo mundo

Serviço mostra número de alunos afetados e recortes por gênero e escolaridade, além de locais onde aulas continuam

Nesta terça (14), as escolas estão fechadas em 192 países. São 1,5 bilhão de crianças e adolescentes em casa, o equivalente a 91,4% dos matriculados em todo o mundo. Apenas alunos de Belarus, Turcomenistão, Tadjiquistão e Nicarágua continuam indo à aula normalmente.

As informações foram organizadas pelo site Disrupção e resposta educacional ao Covid-19, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que compila quais países suspenderam as aulas em todo o território ou apenas em partes dele.

Site da Unesco mostra onde foram fechadas as escolas (Foto: Reprodução/Unesco)

É possível saber o número de alunos afetados pelas suspensões em cada país, por gênero e por ciclo. No Brasil, por exemplo, são 52,8 milhões de crianças sem ir à escola. Destas, 5,1 milhões estão na pré-escola e 34 milhões cursam ensino fundamental e médio. Entre os universitários, são 8,5 milhões sem ir à faculdade.

O site também permite acompanhar quando cada país interrompeu as atividades escolares: o primeiro a parar totalmente foi a Mongólia, em 19 de fevereiro, seguida dois dias depois pela China – depois de suspender as aulas em algumas províncias no dia 8.

Tags: