Ditador do Turcomenistão já prepara o filho para herdar o poder no país

Em um dos países mais fechados do mundo, na Ásia Central, "primeiro-filho" teve ascensão veloz na política local

O ditador do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhammedov, já prepara o filho, Serdar, para herdar o poder, informou a Radio Free Europe. Uma das ditaduras mais fechadas do mundo, o país não realizou eleições livres desde sua independência da União Soviética, há 30 anos.

A unção de Serdar como “herdeiro aparente” veio no dia 11, quando assumiu três novos cargos: o de vice-primeiro-ministro, chefe da Câmara de auditoria do governo e um assento no Conselho de Segurança do país.

O herdeiro de Gurbanguly deve completar 40 anos em setembro, data na qual a Constituição permite a ascensão à Presidência.

No Turcomenistão, filho de presidente acumula cargos e se prepara para chefia
Um dos registros mais recentes do ditador do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhammedov, junto do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Aktau, Cazaquistão, agosto de 2018 (Foto: Divulgação/Kremlin)

Em novembro de 2016, Serdar ganhou uma vaga no Parlamento. Sem participar de qualquer eleição e até então desconhecido do público, recebeu um assento que, disseram as autoridades, “estava vago”.

Pouco antes, o primeiro-filho serviu como vice-ministro da Agricultura e foi gerente da hoje extinta Agência de Gestão de Hidrocarbonetos – o país é muito rico em gás natural.

No decreto de extinção da pasta, o presidente criou outros três departamentos no ministério de Relações Exteriores – um dos quais foi repassado a Serdar.

Ascensão impulsionada

Formado em física pela Academia de Ciências do Turcomenistão, Serdar trabalhava na indústria vinícola local até seu pai virar presidente interino, em 2006.

A mudança levou Serdar à Academia Diplomática da Rússia, em 2008. Ato contínuo, tornou-se conselheiro da embaixada turcomena em Moscou.

O próximo passo do jovem é participar das eleições do parlamento bicameral, previstas para março. A tendência é que Serdar assuma a Presidência da câmara alta – que substitui o presidente em caso de ausência.

A posse parece iminente. Diabético, Gurbanguly passou julho e agosto de 2019 longe da mídia estatal. Desde então, a saúde do presidente de 63 anos se deteriora e aproxima Serdar da liderança no Turcomenistão, um dos países mais fechados do mundo.

Tags: