Um índice que centraliza informações de políticas públicas sobre comida e suas cadeias de produção foi lançado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) na última quarta (8). O objetivo é ajudar governos durante a crise causada pelo novo coronavírus.
A plataforma FAPDA (Análise de Decisão de Políticas para Alimentação e Agricultura, do inglês) permite fazer buscas em todos os países integrantes da ONU. Há informes sobre normas criadas à luz da pandemia, exemplos de políticas públicas de médio e longo prazo e informações sobre as soluções adotadas por cada governo.
É possível fazer buscas por país, por data, por produto (por exemplo, arroz ou trigo), e por público-alvo (comerciantes, produtores ou consumidores). Formuladores de políticas públicas podem submeter as decisões de seus países à plataforma, que também analisa decretos e notícias veiculadas na imprensa.
Entre as informações há a política de empréstimos subsidiados criada pelo governo polonês para estimular a indústria de alimentos, a renda extra enviada para famílias com filhos pequenos na Rússia ou o aumento de serviços de retirada nos restaurantes sul-sudaneses.
O serviço é gratuito e poder ser acessado pelo público em geral.