Astro de filmes de ação, Steven Seagal exalta Putin em cerimônia de posse: ‘O maior’

O ator norte-americano, que vive na Rússia e é amigo do presidente, marcou presença no evento desta semana em Moscou

Na terça-feira (7), o ator Steven Seagal surpreendeu ao marcar presença na cerimônia de posse de Vladimir Putin. O astro dos filmes de ação de Hollywood, que já se identificou como “um milhão por cento russo”, é um devoto apoiador do líder que deu início ao seu quinto mandato. As informações são da revista Newsweek.

Seagal declarou aos repórteres durante o evento que Putin é “o maior líder mundial’, deixando claro todo seu entusiasmo pelo regime do presidente que está há 25 anos no poder. Quando questionado sobre suas perspectivas para o futuro da Rússia, o ator respondeu: “Com o presidente Putin, será o melhor”.

Em novembro de 2016, Putin assinou um decreto concedendo cidadania russa ao ator. Em 2018, o chefe do Kremlin nomeou Seagal como enviado especial do Ministério de Relações Exteriores da Rússia para as relações humanitárias com os Estados Unidos.

Em 2016, Putin entrega a Seagal o passaporte russo e o parabeniza pela cidadania (Foto: WikiCommons)

No ano passado, o protagonista de ‘Fúria Mortal’ e ‘Difícil de Matar’, sucessos de bilheteria nos anos 1990, inaugurou uma academia em Moscou com o objetivo de preparar jovens russos para ingressar nas Forças Armadas do país. Com sua vasta experiência em artes marciais, Seagal, que é faixa preta de sétimo grau em aikido, tem sido um dos principais instrutores da modalidade na Rússia desde 2018.

O norte-americano destacou sua forte conexão com a Rússia no evento, afirmando que foi criado em uma família totalmente imersa na cultura local. “Meu pai era totalmente russo e fui criado em um ambiente familiar profundamente enraizado na cultura russa, já que minha mãe estava imersa nesse contexto e não tinha pais. Cresci nutrindo um amor pela Rússia e absorvendo tudo que aprendi sobre ela desde muito jovem”, disse.

Seagal foi um grande apoiador de Putin durante a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. No ano seguinte, em fevereiro de 2023, o presidente russo agradeceu esse apoio dando ao ator a Medalha da Ordem da Amizade, em reconhecimento ao seu papel em apoiar Moscou.

Boicote ocidental

O astro de ação não foi o único rosto famoso presente. A estrela pop russa Shaman, conhecida por suas músicas patrióticas como ‘I’m Russian’, também foi vista entre os participantes.

Além disso, altos funcionários russos marcaram presença, incluindo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, e o líder checheno Ramzan Kadyrov.

Entre as democracias ocidentais, houve um boicote puxado por Washington. Yuri Ushakov, um dos principais conselheiros de Putin, revelou que embaixadores estrangeiros em Moscou foram convidados para a posse. No entanto, EUA, Reino Unido, Canadá e 20 Estados-Membros da União Europeia (UE) optaram por não enviar representantes. Apenas sete nações do bloco estiveram presentes, entre elas a França.

Durante seu discurso de posse, Putin criticou os aliados ocidentais de Kiev, alegando que sua “política de agressão” foi responsável pela guerra com a Ucrânia. Ele também expressou otimismo em relação à Rússia: “Somos uma grande nação. Juntos superaremos todos os obstáculos. Cumpriremos tudo o que planejamos. Juntos venceremos”.

Os mais longevos

Putin superou todos os líderes russos em tempo de presidência desde Josef Stalin. Conheça alguns de seus mais célebres antecessores:

Josef Stalin: Stalin foi o líder da União Soviética de 1924 até sua morte em 1953, servindo por quase três décadas. Durante seu longo período no poder, ele exerceu um controle autoritário sobre o país e liderou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial e a subsequente Guerra Fria.

Leonid Brezhnev: Brezhnev foi o líder da União Soviética de 1964 até sua morte em 1982, ocupando o cargo por quase duas décadas. Seu governo foi marcado pelo período conhecido como “Era Brezhnev” e uma estabilização das relações com o Ocidente.

Boris Yeltsin: Boris Yeltsin foi o primeiro presidente da Rússia após o colapso da União Soviética em 1991. Ele ocupou o cargo de 1991 a 1999, embora seu tempo no poder tenha sido marcado por mudanças significativas e tumultos políticos.

Tags: