Cinemas na Rússia exibem versões piratas de ‘Barbie’

Desde o início da invasão à Ucrânia, grandes estúdios de Hollywood pararam de lançar seus filmes no país

Cinemas na Rússia estão exibindo cópias não autorizadas do sucesso da Warner Bros. “Barbie“, conforme relatado pela mídia local nesta quarta-feira (9). Isso ocorre como uma resposta aos esforços contínuos para contornar as restrições impostas pelos principais estúdios de Hollywood no país. As informações são do jornal independente The Moscow Times.

No ano passado, os distribuidores de filmes russos implementaram um esquema ilegal, adquirindo cópias digitais de filmes mostrados no Cazaquistão através do aplicativo de mensagens Telegram, sem a devida autorização dos detentores dos direitos autorais.

Desde então, Hollywood tem tomado medidas para combater a disseminação de filmes piratas na Rússia. Isso inicialmente impediu o país de participar do entusiasmo global por filmes como “Barbie” e “Oppenheimer“, conforme relatado pelo jornal de negócios Vedomosti em julho.

O filme traz em seu elenco alguns dos atores mais famosos da atualidade, como Ryan Gosling e Margot Robbie (Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

No entanto, uma cópia obtida de um site de streaming ilegal encontrou seu caminho para um cinema ao ar livre na cidade siberiana de Tyumen, como divulgado pela emissora RTVI.

O organizador da exibição em Tyumen explicou: “Nossa intenção é apenas proporcionar entretenimento e oferecer acesso a filmes, especialmente dadas as circunstâncias difíceis que estamos enfrentando”.

O crítico de cinema russo Anton Dolin criticou a exibição de “Barbie” em Tyumen devido à dublagem inadequada e anúncios de jogos de azar, comuns em sites piratas. Os organizadores defendem a exibição de baixa qualidade como uma opção para o público comum e prometem menos anúncios.

Os distribuidores russos afirmam que as estreias digitais de “Barbie” e “Oppenheimer” chegarão aos cinemas no outono, devido ao intervalo de 100 dias após os lançamentos. “Barbie” estreou mundialmente, excluindo a Rússia devido à situação política com a Ucrânia.

Fora do campo de batalha, o cenário é desfavorável a Moscou, que tem sido alvo de todo tipo de sanções. Além das punições financeiras impostas pelas principais potencias globais, que sufocam a economia russa, o país tem se tornado um pária global. Representantes russos têm sido proibidos de participar de grandes eventos em setores como esportecinema e música.

Tags: