Croácia marca eleições parlamentares para 5 de julho

Novo governo croata terá de alavancar uma recuperação econômica diante de retração de 9,4% no PIB
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O presidente da Croácia, Zoran Milanovic, afirmou nesta quarta (20) que as eleições parlamentares do país acontecerão no dia 5 de julho. As informações são da agência de notícias Reuters.

Em geral, o pleito na Croácia ocorre nos últimos meses do ano. No entanto, por causa da pandemia do novo coronavírus, uma nova data foi estipulada.

No início deste mês, a mídia local também especulou que a mudança poderia acontecer graças à expectativa de uma segunda onda do vírus na Europa até o fim deste ano.

Croácia marca eleições parlamentares para 5 de julho
Presidente da Croácia, Zoran Milanović (Foto: SDP/Wikimedia Commons)

O pleito colocará a União Democrática Croata, de centro-direita e atualmente no poder, contra o partido da oposição Social Democratas. Os oposicionistas têm desvantagem, segundo as pesquisas de opinião.

A expectativa é que nenhuma das legendas ganhe maioria absoluta nas eleições, o que exigirá um governo de coalizão com partidos menores.

O novo governo croata terá a difícil tarefa de alavancar uma recuperação econômica no país, que deve ter retração de 9,4% este ano. O motivo é a pandemia do coronavírus, acompanhada de forte impacto no turismo. O setor responde por 20% da produção nacional.

De acordo com a última pesquisa de opinião, o partido no poder tem apoio de cerca de 30% dos eleitores. Já o Social Democratas tem por volta de 28%.

Em terceiro lugar, com apoio de cerca de 10% dos eleitores, aparece o bloco nacionalista e eurocético, sustentado pelo partido Movimento Nacional.

Tags: