Novo vídeo de líder checheno surge em meio a boatos sobre sua saúde debilitada

Imagens divulgadas através do Telegram mostram Ramzan Kadyrov visitando o tio em um quarto de hospital

O canal de Ramzan Kadyrov no Telegram compartilhou na quarta-feira (20) um novo vídeo do líder checheno, alvo de especulações sobre sua saúde. As suspeitas de que ele estaria com uma doença grave surgiram a partir de declarações de Andriy Yusov, porta-voz da inteligência militar da Ucrânia, e ganharam força recentemente. As informações são da rede Radio Free Europe (RFE).

As imagens mostram Kadyrov, o parlamentar Adam Delimkhanov e o enviado Bekkhan Taimaskhanov em visita ao tio do líder checheno em um hospital, onde um médico não identificado afirma que o paciente, Magomed Kadyrov, está internado há duas semanas e permanecerá por mais duas, mencionando como data 20 de setembro.

Não foram fornecidos detalhes sobre o hospital ou o médico que aparece no vídeo, e a data da gravação não pôde ser imediatamente verificada.

Kadyrov, à direita na imagem, segura a mão do tio em tratamento (Foto: Telegram/Captura de tela)

No entanto, o canal Agentsvo.Novosti, no Telegram, identificou o médico como Kirill Kuchkin, que trabalha no Hospital Clínico Central da Direção Presidencial da Rússia (TsKB) em Moscou. Os administradores do canal mencionaram que Kuchkin se recusou a responder a uma pergunta sobre a data precisa da filmagem.

A legenda abaixo do vídeo afirma que ele foi gravado no TsKB, acrescentando que Kadyrov visitou seu tio no hospital durante uma viagem de negócios não anunciada a Moscou. No texto, o líder checheno afirma: “Estou vivo e bem, e sinceramente não entendo por que há tanto tumulto.”

Notícias sobre a piora da saúde de Kadyrov e seu tratamento no TsKB começaram a circular na Rússia e na Ucrânia na semana passada. Alguns canais de oposição chechena no Telegram afirmaram que o político está em coma com problemas nos rins.

O site ucraniano Obozrevatel foi mais longe e disse que a saúde deteriorada de Kadyrov teria gerado um transplante de rim em Moscou, sendo o estado dele atualmente “crítico”.

Alexei Venediktov, ex-editor-chefe da estação de rádio Eco de Moscou, fechada pela repressão russa à mídia, disse que Kadyrov tem “insuficiência renal grave” e precisava de diálise “frequente”. Também informou que o tratamento ocorre em Moscou.

Ramzan Kadyrov ascendeu ao poder como líder da Chechênia em 2007, consolidando seu domínio na região após a guerra civil. Sua relação com o Kremlin é de forte apoio, com o governo russo respaldando sua liderança no território pertencente à federação russa.

Kadyrov mantém lealdade a Vladimir Putin e, em troca, recebe amplo suporte financeiro e político de Moscou, o que o tornou uma figura central na política da região e na manutenção da estabilidade local.

Tags: