Pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, cidadãos russos em regiões distantes da linha de frente dizem sentir que a guerra chegou à sua porta. Na madrugada de 1º de junho, uma onda de ataques com drones atingiu instalações militares em quatro regiões russas, incluindo a Sibéria, onde explosões foram registradas em uma base aérea de Irkutsk. Segundo a Radio Free Europe (RFE), a rotina dos russos agora é diferente.
O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) afirmou que os ataques foram organizados ao longo de um ano e meio e envolveram drones transportados em caminhões, escondidos em caixotes de madeira. Os veículos teriam cruzado o território russo antes do lançamento dos artefatos contra alvos militares. O presidente Volodymyr Zelensky classificou a ação como “um resultado absolutamente brilhante”.
Moradores da vila de Sredniy, na região de Irkutsk, relataram que viram os drones partindo de um caminhão estacionado na rodovia R-255, em direção à base aérea militar de Belaya. O governador Igor Kobzev confirmou o ataque e disse que este foi o primeiro registro de drones atingindo a Sibéria. “Foi um inferno em chamas”, relataram moradores locais.

“Assisti ao pesadelo inteiro com binóculos; foi uma visão verdadeiramente aterrorizante”, afirmou um homem identificado como Roman. “Primeiro ouvimos um estrondo e vimos uma enorme coluna de fumaça. Achei que outro avião tinha caído, como há dois meses. Depois, vi quatro explosões fortes e, quando atingiram o avião de transporte, parecia que todo o campo aéreo estava em chamas.”
Em Buret, outra cidade próxima, moradores disseram que as ondas de choque das explosões fizeram suas casas tremerem. “A guerra chegou até nós também”, relataram.
Na região de Murmansk, ao norte do país, autoridades confirmaram um ataque semelhante, também executado a partir de um caminhão estacionado perto da cidade de Olenegorsk. “A guerra começou em Olenegorsk. A fumaça das explosões sobe por trás da floresta”, disse um morador. Segundo testemunhas, cerca de dez explosões foram ouvidas, e o motorista do veículo teria sido preso no local.
A ação ocorre em meio a uma série de ataques pontuais em território russo atribuídos à Ucrânia, que incluem explosões em depósitos de combustível e gasodutos. Embora Kiev raramente assuma publicamente essas ações, elas parecem fazer parte de uma estratégia de pressão dentro do território inimigo.
Horas antes dos ataques com drones, dois incidentes ferroviários em Bryansk e Kursk, regiões próximas à fronteira com a Ucrânia, deixaram ao menos oito mortos. As autoridades russas atribuíram os fatos a “interferência ilegal”, mas não forneceram mais detalhes.
O impacto da ação foi sentido também no discurso da população. “A guerra está no quarto ano. O que vai acontecer no quinto? Se não sabem lutar, façam a paz. Não se envergonhem mais”, declarou uma moradora de Irkutsk, identificada como Marina. Outra, chamada Svetlana, questionou as falhas de segurança: “Como? Como isso é possível? Como deixaram esses caminhões passarem? Há tantas perguntas”.