Soldados russos embriagados teriam morrido após explosão acidental de granada

Informação foi divulgada por sites russos e parcialmente confirmada pela agência estatal Tass. O governo não se pronunciou

Três soldados russos embriagados teriam morrido devido à explosão acidental de uma granada, durante uma operação de reabastecimento de equipamentos militares no oblast de Voronezh, no sudoeste da Rússia. A informação foi divulgada originalmente por importantes canais informativos russos no Telegram e reproduzida pela revista Newsweek.

O primeiro veículo a revelar a história foi o Astra, um popular canal informativo russo do aplicativo de mensagens. Mais tarde, a informação foi confirmada pelo canal VChK-OGPU, cujos autores mantém fontes nas forças armadas russas.

Soldados do exército da Rússia em treinamento (Foto: reprodução/Facebook)

A agência estatal Tass anunciou no sábado (16) que três pessoas morreram em virtude da explosão de uma granada na cidade de Rossosh, em Voronezh, mas não informou se as vítimas eram militares, nem disse em que circunstâncias ocorreram as mortes.

O site russo Bloknot também noticiou o incidente, dizendo que ele ocorreu em um imóvel residencial que era alugado por cinco homens. Pessoas ouvidas pelo veículo informativo dizem que eles faziam um churrasco e que houve uma discussão pouco antes da explosão, que teria ocorrido fora da casa.

O VChK-OGPU explicou que os homens eram sapadores, que são encarregados de tarefas de engenharia militar, como limpar campos minados, construir pontes e realizar detonações direcionadas. As três vítimas também tinham a incumbência de comprar equipamento militares, por isso tinham as granadas na casa.

Os homens “pertenciam ao Distrito Militar Central e estavam em serviço” no momento da explosão, segundo o canal de Telegram. Eles teriam mantido os equipamentos no imóvel por dois dias, até o prazo para a entrega, e minutos antes do acidente foram vistos consumindo bebida alcoólica.

“Em algum momento, três soldados saíram da casa e ocorreu uma explosão no pátio. Foi estabelecido que uma granada F-1 explodiu”, relatou o VChK-OGPU, explicando que os outros dois homens permaneceram dentro da casa e por isso não se feriram.

A Newsweek diz que entrou em contato com o Ministério da Defesa da Rússia em busca de confirmação, mas não recebeu uma resposta.

Tags: