As autoridades da Turquia confirmaram no domingo (30) a prisão do jornalista sueco Joakim Medin, detido no aeroporto de Istambul em 27 de março. Segundo o governo turco, o profissional de imprensa era procurado pelos crimes de “pertencer a uma organização terrorista armada” e “insultar o presidente”. As informações são do site Politico.
A detenção ocorre em meio a uma onda de repressão que inclui manifestações massivas em Istambul contra a prisão do líder oposicionista Ekrem Imamoglu, prefeito da cidade e principal adversário político do presidente Recep Tayyip Erdogan. Ele foi preso na semana passada sob acusações de corrupção.

A organização Repórteres Sem Fronteiras criticou duramente a prisão. “Este é um ataque não apenas contra Joakim Medin, mas contra todos nós. Temos o direito de saber o que está acontecendo na Turquia”, afirmou Erik Larsson, chefe da entidade na Suécia.
A prisão de Medin soma-se a outros episódios recentes envolvendo profissionais da imprensa. Nos últimos dias, o correspondente da BBC Mark Lowen foi deportado e pelo menos uma dúzia de jornalistas turcos foram presos por cobrir os protestos na capital econômica do país.
O Centro de Combate à Desinformação da Turquia, porém, afirmou que o mandado contra Medin não está ligado ao seu trabalho como jornalista. Segundo o órgão, a ordem de prisão tem relação com a participação de Medin em uma manifestação do PKK (Partido dos Trabalhadores Curdos), realizada em Estocolmo em 2023.
O PKK, que luta pela autonomia curda na Turquia, é classificado como grupo terrorista no país e é um dos principais focos da política de segurança nacional do governo Erdogan. Ancara alega que, ao longo de 35 anos, a “campanha de terror” da milícia curda já matou mais de 40 mil civis e militares.
A presença de membros do PKK na Suécia é um ponto de atrito nas relações entre os dois países. Essa tensão foi decisiva no processo da adesão sueca à Otan (Organização do Tratado do Atlântico), aprovado pela Turquia apenas após exigências de extradição de cidadãos turcos acusados de relação com o grupo.