Jogos da loja de apps da Huawei infectaram 9 milhões de celulares Android

Ao instalar games infectados pelo vírus Cavalo de Tria, vítimas tiveram informações pessoais coletadas pelo agente malicioso
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Um relatório do site Doctor Web publicado na terça-feira (23) revelou que mais de 9 milhões de dispositivos Android foram infectados por games baixados através da Huawei AppGallery, loja de aplicativos da empresa de telecomunicações chinesa. As informações são do portal Huawei Central.

A análise apontou que cerca de 190 games disponíveis na galeria, após instalados, infectaram os dispositivos com o vírus Cavalo de Troia “Android.Cynos.7.origin“, uma modificação de um módulo do programa Cynos.

Segundo explica o site, o Cynos é normalmente integrado em aplicativos Android para os desenvolvedores poderem monetizá-los. Na versão específica encontrada nos aplicativos infectados na loja da Huawei, a principal função era coletar de informações dos usuários e mostrar anúncios.

Games têm como alvo o público infantil (Foto: Unsplash/Divulgação)

Os aplicativos, ao serem instalados, solicitam permissões para o usuário que, quando concedidas, sem que os usuários saibam, coletam os seguintes dados: número de telefone, localização do dispositivo, parâmetros da rede móvel, como código da rede e o código do país que ela opera e especificações técnicas do dispositivo.

Alguns desses games têm como alvos usuários da Rússia e da China, já outros estão focados em públicos internacionais. Quatro títulos foram identificados: The Team Must Kill the Warhead (traduzido do russo), Cat Game Room, Drive School Simulator e Hurry Up And Hide (título traduzido do chinês).

Como contextualiza o Doctor Web, o vazamento de número de telefone não chega a ser um grande problema para a maioria, mas pode prejudicar o interesse dos usuários, especialmente quando o aparelho é operado por uma criança, que é o principal alvo desse tipo de trojan. Tanto que os apps correspondentes são projetados para o público infantil.

O site notificou a Huawei sobre suas descobertas. Até a data de publicação (23.11), a empresa chinesa removeu todos os games infectados do AppGallery, e recomenda a quem tiver algum dos aplicativos listados baixados que os remova.

Tags: