Encontro na ONU debate medidas a serem adotadas contra a poluição química

Meta da reunião é adicionar “produtos químicos eternos” à lista de substâncias tóxicas a serem proibidas ou restritas globalmente

Mais de dois mil delegados de todo o mundo se reúnem na ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, desde segunda-feira (1º), para discutir a melhor forma de combater a poluição química, que tem consequências cada vez mais terríveis para a saúde e o meio ambiente.

Ao longo de duas semanas de reuniões, espera-se que os países avancem na adição dos novos chamados “produtos químicos eternos” à lista de substâncias tóxicas a serem proibidas ou restritas pela Convenção de Estocolmo, tratado global que protege a saúde humana e o meio ambiente da poluição química de longa duração.

Eles também buscarão maneiras de regulamentar ainda mais o uso de produtos químicos e pesticidas sob a Convenção de Roterdã de gerenciamento de produtos químicos perigosos. Serão ainda desenvolvidas diretrizes técnicas sobre o gerenciamento adequado de plástico e lixo eletrônico sob a Convenção de Basel para gerenciamento transfronteiriço de resíduos perigosos.

Emissões de gases em um complexo industrial em Toronto, Canadá (Foto: ONU/Flickr)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) reportou em 2019, estima-se que um pequeno número de produtos químicos para os quais existem dados disponíveis tenha causado dois milhões de mortes, incluindo doenças cardíacas e respiratórias, bem como cânceres.

Entre outras questões importantes, a 11ª reunião da Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês) da Convenção de Estocolmo discutirá o desenvolvimento de procedimentos e mecanismos de cumprimento e revisará uma série de recomendações decorrentes da segunda avaliação da Convenção.

Isso incluirá a avaliação do uso continuado do inseticida DDT – ainda em uso para controlar a malária em alguns países – com base no relatório sobre o trabalho do grupo de especialistas DDT.

Será igualmente debatido o relatório sobre o progresso para a eliminação do grupo químico orgânico tóxico conhecido como PCBs, assim como o projeto de estratégia para cumprir as metas de 2025 e 2028 para eliminar os PCBs, estabelecidas na Convenção de Estocolmo.

Gestão de resíduos

No final deste mês, a comunidade internacional se reunirá novamente em Paris para continuar trabalhando em direção a um novo tratado internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição por plásticos.

A 16ª reunião da COP da Convenção de Basel considerará a possível adoção de diretrizes técnicas para o gerenciamento ambientalmente adequado de resíduos plásticos, bem como de poluentes orgânicos persistentes.

As Partes considerarão as recomendações do Comitê de Implementação e Conformidade, incluindo o progresso alcançado para atingir as metas nacionais de relatórios .

Uma atualização sobre o trabalho dos parceiros envolvidos com a Convenção, com foco em resíduos eletrônicos e elétricos, resíduos plásticos e resíduos domésticos, bem como na prevenção e combate ao tráfico ilegal de resíduos perigosos e outros, também será apresentado à COP.

Enquanto isso, a OMS diz que a produção geral de produtos químicos em todo o mundo está aumentando e as vendas devem quase dobrar de 2017 a 2030.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente em inglês pela ONU News

Tags: