Quem tem um passaporte do Japão não precisa de visto para entrar em 191 países, fazendo dele o documento de viagem mais poderoso do mundo. Os japoneses encabeçam o ranking Henley, da consultoria homônima de cidadania e residência.
Divulgado nesta quarta (7), o mais recente relatório coloca no topo do ranking, além do Japão, Singapura, com 190 países, Coreia do Sul e Alemanha, com 189, Itália, Finlândia, Espanha e Luxemburgo, com 188 e Dinamarca e Áustria, com 187.
O Brasil divide a 19ª posição com Argentina, Hong Kong, Croácia e Emirados Árabes Unidos. Sem visto, 170 países permitem a entrada de cidadãos portadores desses passaportes.
O relatório não contempla mudanças temporárias, como as que entraram em vigor após a pandemia do novo coronavírus. Por exemplo, a proibição de entrada de viajantes dos EUA, Rússia e Brasil aos países da União Europeia.
Neste caso, o Brasil ficaria em 36º lugar, com portas abertas em 142 nações e dividindo o posto com o vizinho Paraguai.
No outro lado da lista figuram Afeganistão, que tem portas abertas em apenas 26 países, Iraque, com 28, Síria com 29, Paquistão, com 32, Somália e Iêmen empatados com 33.
Também na lanterna estão Líbia, Nepal e Palestina, cujos cidadãos podem entrar sem visto em 38 nações. Já quem tem passaporte da Coreia da Norte passa direto pela imigração em 39 países.