O governo da Arábia Saudita afirmou nesta quarta (8) ter completado a primeira fase da privatização do setor de moagem de grãos do país. A informação é da agência de notícias Reuters.
A venda dos moinhos estatais é uma das primeiras privatizações planejadas pelo reino. O projeto faz parte de amplo projeto de modernização da economia saudita.
A primeira empresa de moagem foi concedida por US$ 540 milhões e a outra por US$ 199 milhões. As propostas financeiras finais foram apresentadas no último domingo (5).

O processo de privatização atraiu o interesse de algumas das maiores empresas de agronegócio do mundo e foi visto como um teste decisivo para outras grandes vendas futuras de ativos estatais.
Para um especialista ouvido pela reportagem, será preciso analisar se as empresas que ganharam o consórcio poderão exportar o próprio trigo ou se terão que recebe-lo da SAGO, a organização saudita de grãos.
A segunda e última fase da privatização será lançada em breve e incluirá a venda de outras duas empresas de moagem, segundo o governo saudita.