Ofensiva israelense em Gaza completa 200 dias e número de mortos chega a 34 mil

Segundo o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, 32 pessoas perderam a vida e outras 59 ficaram feridas em Gaza, sendo encaminhadas para os hospitais da região

No dia em que o conflito entre Israel e o Hamas entrou em seu 200º dia, o Ministério da Saúde na Faixa de Gaza, território governado pelo movimento islamista palestino, relatou nesta terça-feira (23) que o número de palestinos mortos em ataques israelenses atingiu 34.183. Desde o início dos ataques em outubro passado, 77.143 palestinos também ficaram feridos. As informações são da rede CNN.

Durante as últimas 24 horas, Israel realizou três ataques em diferentes áreas do enclave que resultaram na morte de 32 pessoas e 59 feridos, que foram levados para os hospitais da região.

Em nota, a autoridade de Saúde palestina alertou que muitas pessoas continuam presas sob os escombros e em estradas bloqueadas, tornando difícil para as equipes de resgate alcançá-las.

Destruição causada pelo conflito em Gaza (Foto: Omar Al-Qattaa/Unicef)

Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza desde um ataque transfronteiriço do Hamas em 7 de outubro do ano passado, que segundo Tel Aviv causou a morte de quase 1,2 mil pessoas.

Os ataques israelenses em Gaza levaram 85% da população local ao deslocamento interno, gerando uma grave escassez de alimentos, água potável e medicamentos. Além disso, mais de 60% da infraestrutura do enclave foi danificada ou destruída, de acordo com a ONU.

Israel enfrenta acusações de genocídio na Corte Internacional de Justiça (CIJ). Em janeiro, uma decisão provisória ordenou que o Estado judeu interrompesse os “atos genocidas” e garantisse a prestação de assistência humanitária aos civis em Gaza.

Tags: