Seis morrem após tiroteio entre militantes do Taleban e forças pró-governo afegão

Mortes e violência ocorrem em meio a tentativa de retomada das negociações para um acordo de paz no país

Quatro militantes do Taleban e dois milicianos pró-governo morreram em meio a um tiroteio em Kunduz, no norte do Afeganistão, na quarta (24).

O confronto teria começado depois que um grupo de militantes do Taleban invadiu um posto de controle na área de Janat Bagh, por volta das 11h – 3h30 no horário de Brasília. O tiroteio perdurou por algumas horas até a fuga dos talibãs.

O chefe do distrito, Mohammad Aqtash, confirmou as mortes à agência estatal chinesa Xinhua. O país vive mais uma tentativa de negociar um acordo de paz, iniciada em setembro de 2020.

Soldados do exército dos EUA sobrevoam a província de Andar, Afeganistão, em junho de 2007 (Foto: U.S. Army/Marcus J. Quarterman)

Desde o início de fevereiro, 209 agentes das forças de segurança do Afeganistão e 51 civis foram mortos em conflitos, aponta um relatório do jornal norte-americano “The New York Times”.

Entre os dias 12 e 18, outros 67 agentes pró-governo foram mortos. Segundo o levantamento, o Taleban tem invadido cidades afegãs importantes há meses, ameaçando o governo na capital Cabul.

O movimento ocorre em meio a retirada das tropas norte-americanas do território, conforme acordado também nas negociações para a paz. As partes que negociam esse cessar-fogo no Afeganistão disseram ter voltado a se reunir após um mês de paralisação, de acordo com a Reuters.

Em outra retomada das tratativas, em setembro, os negociadores reconheceram que as profundas divergências entre o Taleban e o governo em Cabul podem paralisar as discussões.

Tags: