Síria reconhece oficialmente o Kosovo como Estado independente e soberano

Reunião trilateral na Arábia Saudita destacou o fortalecimento das relações bilaterais e o reconhecimento oficial do Kosovo pela Síria

A Síria anunciou oficialmente o reconhecimento do Kosovo como um Estado independente e soberano nesta quarta-feira (29), após reunião trilateral na capital saudita, Riade, com o presidente sírio Ahmad al-Sharaa, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e a presidente kosovar Vjosa Osmani. As informações são da revista Prishtina Insight.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Síria, o encontro teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais, o reconhecimento mútuo e a cooperação em áreas políticas, econômicas e culturais.

“Nesse contexto, a República Árabe da Síria reconhece oficialmente a República do Kosovo como um Estado independente e soberano, baseado no direito dos povos à autodeterminação e no compromisso com a paz e a estabilidade nos Bálcãs e no mundo”, afirmou o comunicado oficial.

Presidente da Síria, Bashar al-Assad (E), príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud (C), e presidente do Kosovo, Vjosa Osmani (D) – Foto: Vjosa Osmani/Reprodução Facebook

O ministério sírio ressaltou que a decisão reflete sua política de expandir a cooperação internacional e fortalecer a amizade entre os povos. Também destacou o papel da Arábia Saudita em mediar o diálogo, criando condições favoráveis para o reconhecimento do Kosovo.

Damasco afirmou que pretende estabelecer relações diplomáticas com o Kosovo o mais rápido possível, desenvolvendo cooperação política, econômica e cultural em benefício de ambos os países.

Kosovo, que tem uma esmagadora maioria de etnia albanesa, separou-se da Sérvia depois de uma guerra entre os anos de 1998 e 1999. Belgrado não reconhece o Kosovo como um Estado independente, nem os sérvios étnicos que vivem lá, e ainda acusa o jovem país balcânico de tramar “terrorismo contra os sérvios”.

Tags: