Reino Unido culpa Rússia e Irã por ‘conspirações letais’

Chefe da inteligência relata ‘aumenta impressionante’ de casos de sabotagem e tentativas de assassinato

O governo britânico acusa Rússia e Irã de protagonizar uma série de conspirações “potencialmente letais” no Reino Unido, o que inclui tentativas de assassinato e atos de sabotagem que vêm sendo duramente combatidos pelas autoridades locais. As informações são da agência Associated Press (AP).

Diretor do MI5, o serviço de inteligência doméstica britânica, Ken McCallum afirmou na terça-feira (8) que as forças de segurança do Reino Unido identificaram ao menos 20 casos possivelmente ligados ao governo iraniano desde 2022, sem citar dados referentes a Moscou nesse quesito.

Ele citou dois momentos determinantes para o aumento dessa ameaça em solo britânico. Um, mais recente, é a guerra entre Israel e Hamas, que acaba de completar um ano. Outro, anterior, foi a morte da jovem Mahsa Amini em setembro de 2022, um crime atribuído à polícia da moralidade iraniana

Ken McCallum, diretor do MI5, o serviço de inteligência doméstica britânica (Foto: freemalaysiatoday.com/Creative Commons)

“Vimos conspiração após conspiração aqui no Reino Unido, em um ritmo e escala sem precedentes”, afirmou o chefe do MI5, relatando “incêndios criminosos, sabotagem e muito mais”. De acordo com a autoridade, Teerã e Moscou recrutam criminosos para fazer o “trabalho sujo”, desde “traficantes internacionais de drogas” até “bandidos de baixo escalão”.

Ao abordar a questão pelo lado de Moscou, o chefe do MI5 destacou os mais de 750 diplomatas russos que foram expulsos do Reino Unido, em sua maioria acusados de atuar como espiões.

Abaixo de Rússia e Irã, McCallum citou a China como uma terceira fonte de problemas. Segundo ele, foi registrado um aumento de 48% no número de investigações potencialmente atrelados à ameaça de Estados hostis no Reino Unido em 2023.

“Os primeiros 20 anos da minha carreira aqui foram abarrotados de ameaças terroristas”, disse McCallum. “Agora enfrentamos essas ameaças ao lado de conspirações de assassinato e sabotagem apoiadas pelo Estado, contra o pano de fundo de uma grande guerra terrestre europeia.”

Tags: