Apuração preliminar indica vitória da oposição no Malaui

Votação do ano passada, em que o atual presidente foi reeleito, foi anulada após suspeita de fraude
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O líder da oposição do Malaui, Lazarus Chakwera, deve conquistar a nova eleição no país, de acordo com uma contagem feita pela emissora estatal MBC e divulgada nesta quinta (25). A informação é a da agência de notícias Reuters.

Resultados preliminares apontam vitória da oposição com 60% dos votos. O presidente Peter Mutharika teria conquistado 39% dos eleitores. Ainda não há um anúncio oficial da comissão eleitoral do país.

O Tribunal Constitucional anulou em fevereiro as eleições originais, realizadas no ano passado, por suspeita de fraude. Isso incluiu o uso de corretivo líquido em algumas cédulas, segundo a agência de notícias Associated Press.

Oposição pode ser vencedora de novas eleições no Malaui
Lazarus Chakwera em comício em maio deste ano (Foto: Twitter/Reprodução)

Esta é a segunda vez que uma eleição presidencial é anulada em todo o continente africano. A primeira foi no Quênia, em 2017.

Mutharikha buscava a reeleição para um segundo mandato de cinco anos. O atual presidente afirma ser vítima de um “golpe de estado jurídico”, segundo a Al-Jazeera.

O seu vice-presidente, Saulos Chilima, decidiu se candidatar como vice de Chakwera para aumentar as chances de derrotar o atual chefe de Estado.

Tags: