Em uma fábrica de peixe na cidade costeira de Tema, em Gana, uma única pessoa conseguiu infectar outras 533 com o novo coronavírus. A notícia veio do presidente Nana Akufo-Addo, durante transmissão neste domingo (10). As informações são da Reuters.
Os 533 contaminados representam 11,3% dos casos do país, localizado no oeste da África. Gana tinha atraso de mais de um mês no registro dos casos, e 921 entraram nas estatísticas apenas na última semana.
A contaminação aconteceu em uma fábrica de peixe onde o homem trabalhava. Não havia nenhuma medida de contenção do vírus no local e todos os outros funcionários acabaram infectados.
A fábrica pertence à tailandesa Thai Union Group, maior processadora de atum do mundo, segundo a Reuters. A planta de Tema foi fechada e a empresa não quis comentar o caso.
O presidente ganês afirmou, também no domingo, que vai investir em testagem em massa no país. São 4.263 casos confirmados e 22 mortes, segundo o boletim desta segunda (11) da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Entre as políticas de isolamento adotadas por Gana, há um lockdown de três semanas em Accra e Kumasi, três maiores cidades do país. Escolas e universidades estão fechadas e foram proibidos eventos até o fim de maio.