Opas alerta para aumento dos casos de Covid-19 em quatro países das Américas

Segundo o órgão, 41% dos habitantes da região estão vacinados, mas áreas na Bolívia, Venezuela e México estão com aumento no número de infecções

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) anunciou nesta quinta-feira (21) que certas regiões do continente americano registraram um aumento no número de infecções pelo novo coronavírus. Carissa Etienne, diretora do órgão, destacou Canadá, México, Bolívia e Venezuela como focos de aumento dos casos de Covid-19.

Segundo Etienne, é necessário acompanhar de perto as taxas de infecção, através de maior vigilância das autoridades diante do aumento de casos. Ela também recomenda um maior diálogo com a população para alertar sobre riscos e medidas de saúde ainda necessários, num momento em que muitas pessoas entendem erradamente que a pandemia está superada. 

As Américas têm 41% da população vacinada contra a Covid-19. Na última semana, foram registrados 817 mil novos casos e 18 mil mortes. Segundo a Opas, os casos estão diminuindo na América do Norte como um todo, mas há aumento das internações no leste do Canadá e crescimento de mortes do México. 

Idoso recebe dose da vacina à Covid-19 enviada via iniciativa Covax, da OMS, em Lima, Peru, março de 2021 (Foto: Unicef/Jose Vilca)

No geral, novas infecções e mortes diminuíram na maioria dos países das Américas Central e do Sul, com exceção de Bolívia e da Venezuela.  

Por outro lado, Etienne fez um anúncio positivo: o continente poderá detectar o coronavírus e o vírus da influenza de forma simultânea, a partir da mesma amostra. Ela explicou que a Opas trabalha com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, para implementar um novo protocolo global para testes com o método PCR.

Vacinação desigual

No início do mês, a Opas havia alertado para lacunas de vacinação no continente americano. Segundo Etienne os números à época mostravam apenas 37% dos cidadãos da América Latina e do Caribe completamente imunizadas. Jamaica, Nicarágua e Haiti ainda são exemplos negativos, com nível de imunização abaixo dos 10% na última avaliação. 

Etienne afirmou que apenas sete nações das Américas alcançaram a meta de imunizar ao menos 70% de sua população. Estados Unidos e Brasil registraram o maior número de doses aplicadas, mas seguem abaixo da marca, proporcionalmente à quantidade de habitantes. 

Ao citar a chegada de 875 mil doses aos países da América Latina, a chefe do órgão destacou que a quantidade não é suficiente para proteger a todos e pediu doações de países com imunizantes excedentes. 

Balanço global

Nesta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou mais um balanço sobre a pandemia no mundo: em quase dois anos, foram notificados 241 milhões de casos, com 4,9 milhões de mortes.  

Pela terceira semana consecutiva, a Europa registrou aumento dos casos, com 1,3 milhão de novas infecções na última semana. Reino Unido, Rússia e Turquia são os países onde a transmissão do coronavírus mais sobe na região  

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: